Organização do fluxo nas unidades de urgência e emergência, instalação de postos de atendimentos estão entre as medidas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) vai adotar, durante o período carnavalesco, estratégias e ações especiais de funcionamento das unidades da rede pública. Todas as 24 unidades de urgência e emergência da capital vão funcionar 24 horas por dia.
Além disso, a SES-AM estará com um posto de atendimento no Sambódromo, durante os desfiles das Escolas de Samba, e outro no Studio 5, onde acontece o Carnaboi. As ações fazem parte do Carnaval na Floresta, organizado pelo Governo do Amazonas.
O posto do Sambódromo vai funcionar nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, entre 18h e 7h da manhã. O do Studio 5 ficará montado nos dias 08 e 09 de março, das 18h à meia noite. Durante o período do Carnaval, também serão realizadas ações e campanhas de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV.
A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, informa que as unidades de urgência estão funcionando organizadas e com sua capacidade plena para atender a população durante esse período em que a procura por atendimento de emergência tende a aumentar.
“Toda a rede está organizada, na capital e também no interior, onde damos apoio aos municípios que precisam de UTI aérea. Além disso, vamos atuar nos dois grandes eventos de Carnaval em Manaus, ao lado das equipes de segurança e dos Bombeiros, numa grande operação”, destaca Nayara.

A rede de urgência e emergência na capital é composta por seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), sete maternidades, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam). No interior, o atendimento é feito nos hospitais municipais e unidades mistas.
“Todos os municípios do Amazonas têm hospitais em funcionamento para atendimento de urgência e emergência 24 horas por dia. Nosso compromisso é manter a assistência aos pacientes para que todos tenham o atendimento necessário”, afirma Nayara Maksoud.
De acordo com a secretária Executiva Adjunta de Assistência (SEAS) e coordenadora das ações da SES-AM no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), Mônica Melo, os postos do Sambódromo e do Studio 5 contarão com equipe composta por médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem, para assistência ao público e foliões, caso seja necessário.
“O SPA do Alvorada é a unidade para onde serão encaminhados os pacientes atendidos no posto do Sambódromo. Os SPAs Joventina Dias e São Raimundo serão as unidades de apoio. No Carnaboi, os SPAs Zona Sul e Coroado serão as unidades de retaguarda, se for preciso transferir algum paciente”, disse Mônica Melo, explicando que, caso tenha alguma ocorrência de alta complexidade, o paciente será encaminhado para os Hospitais e Prontos-Socorros (HPSs).
Nos dois eventos, a SES-AM irá atuar em parceria com Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), nesse caso, para remoção de pacientes, se houver necessidade.
FVS na Folia.
A FVS-RCP atuará na Banda do Galo, na terça-feira (04/03), e no Bloco das Piranhas, domingo (02/03), ambos realizados no Sambódromo. Nos dois eventos, 20 servidores da FVS-RCP vão trabalhar, entre 16h e 20h, também com foco na prevenção do HIV e outras ISTs, abordando a Prevenção Combinada: Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição (PEP), além de distribuir preservativos (internos e externos), e orientar sobre a importância da testagem regular, fortalecendo o diagnóstico precoce e tratamento em tempo oportuno.
Banda da Fuham
A Fundação Alfredo da Matta realiza, na sexta-feira (28/02), ações de conscientização e prevenção às ISTs e HIV. A unidade irá fazer uma “blitz” em frente à Fundação, na avenida Codajás, bairro Cachoeirinha, zona sul, com distribuição, de preservativos e folders sobre as doenças no período de Carnaval. A ação, que ocorrerá das 9h às 11h, será embalada por marchinhas de Carnaval, ao som da Banda da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
Bloco do Vampirão
A unidade móvel de coleta externa da Fundação Hemoam, o Vampirão, retoma as atividades com campanha no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na quinta-feira (27/02). No dia 1º de março, sábado de carnaval, o Bloco do Vampirão, juntamente com o Bloco da Saúde, desfilará na passarela do Sambódromo, abrindo a noite de apresentações das Escolas de Samba do Grupo Especial.
FOTOS: Evandro Seixas / SES-AM