Carnaval na Floresta: artistas e torcedores de Caprichoso e Garantido celebram cultura popular no Esquenta do Carnaboi

Shows acontecem no palco e no meio da torcida; festa que antecede o Carnaboi volta ao Largo do Mestre Chico, entre os dias 19 e 22, com entrada gratuita

Márcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Artistas dos bois Caprichoso e Garantido arrastaram as torcidas e os foliões para o Esquenta do Carnaboi, na quarta-feira (15/02). O evento, que acontece no Largo do Mestre Chico, na Praça 14, é um pontapé inicial para o Carnaboi, que será realizado nos dias 25 e 26 deste mês, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus.

Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a festa em ritmo bovino levou para o palco, nesta quarta-feira (15/02), shows do Boi Corre Campo, Curumins da Baixa, Patrick Araújo e Márcia Siqueira. A torcida fez a sua parte, carregando bandeiras e vestindo a camisa do boi preferido. Alguns dos itens que compõem a encenação do boi-bumbá participaram da festa e interagiram com o público.

“Para a gente que trabalha com a cultura, que está sempre lutando pela resistência da nossa cultura, para que não se apague, seja propagada por mais vezes, o contato com a comunidade é o mais importante. A troca, a diversão é prioridade para gente”, disse Vanessa Costa, sinhazinha do Boi Corre Campo.

Para o vocalista do Curumins da Baixa, Enéas Dias, o esquenta vai ao encontro da proposta da festa, que tem como mote aproximar o público. “É de fundamental importância levar cultura ao povo. O boi-bumbá tem uma raiz antiga em Manaus, mas às vezes fica só em um nicho, então é de grande valência essa abertura”, destaca o parintinense.

Impulso à economia criativa
O esquenta favorece a cultura e a economia criativa. Principalmente, o trabalho empenhado por artesãos e empreendedores voltados para acessórios e adereços dos bois-bumbás. Kátia Brito é parintinense e trabalha há mais de 27 anos com artesanato, empregando mais de 20 pessoas durante a temporada bovina.

“Quando a gente vive da arte, trabalha com produtos de qualidade, as pessoas compram mesmo, por ser um produto bem feito. Para mim é maravilhoso estar nesse ano aqui, e espero estar muitos e muitos anos por aqui”, afirma Katia, que pela primeira vez trabalha no Esquenta do Carnaboi, ao lado do marido e do filho.

O Esquenta do Carnaboi, no Largo do Mestre Chico, segue até o dia 22 de fevereiro, com uma pausa nesta quinta-feira, sexta e sábado (16, 17 e 18/02), em virtude dos desfiles das escolas de samba, no Sambódromo de Manaus. Após o Carnaval, o centro de convenções recebe o Carnaboi, nos dias 25 e 26 de fevereiro, antecipando os preparativos para o Festival Folclórico de Parintins, em junho.

Programação do Esquenta do Carnaboi da próxima semana

Batucada e convidados
Marujada e convidados

Quarta-feira (22/02)