‘Carnaval nos Bairros’ anima moradores das zonas norte e sul de Manaus

Foto: Divulgação/SEC

A noite deste domingo (03/03) foi de muita folia para os moradores do conjunto Viver Melhor, na zona norte e do bairro Santa Luiza, zona sul de Manaus, que receberam a programação do “Carnaval nos Bairros”, das 18h à meia-noite. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (SEC), atraiu famílias que curtiram 16 atrações musicais de diversos gêneros.

A proposta é levar a festa mais popular do país para perto da população, facilitando o acesso ao lazer e à cultura.

“Tiramos o carnaval somente daquela área centralizada e trouxemos para perto do povo. Um público de família comparecendo, ocupando a praça para curtir a programação eclética que foi preparada para agradar todos os gostos, o carnaval é isso”, destacou o secretário de cultura, Marcos Apolo.

Para todos os gostos – No conjunto Viver Melhor se apresentaram Banda Manaus Frevo, Vanessa Auzier, Edilson Santana, Márcia Novo, Zezinho Corrêa, Leonardo Castelo, Arlindo Júnior e Forrozão Já Kero. Já no bairro Santa Luzia, o som ficou por conta da Banda Freelance, Contatos Imediatos, Itamar Benarrós, Jardel Bentes, Black Marialva, Yanaira, Sebastião Júnior e Rabo de Vaca.

“Essa ideia é o que muita gente deveria ter feito lá atrás, graças a Deus está acontecendo agora. A partir de agora o povo não está mais carente de cultura. Você ter a oportunidade de ter grandes artistas aqui no Viver Melhor, na zona norte, na zona leste, na zona oeste, em todas as zonas de Manaus é maravilhoso para que todo mundo receba a cultura perto de casa. Está de parabéns essa ideia”, considerou Edilson Santana, cantor de Boi Bumbá.

A iniciativa de levar o carnaval para mais perto dos cidadãos foi bem recebida pelas famílias.

“É histórico, a população de baixa renda agora tem direito à cultura brasileira dentro do maior conjunto habitacional do Brasil, estou muito feliz, porque o Viver Melhor há muito tempo não tinha a cultura popular brasileira, amazonense. Eu estou emocionado, obrigado meu Deus”, comemorou Renato Castro, morador do Viver Melhor.

Festa continua – Nesta segunda-feira gorda de carnaval (04/03), é a vez da Orla da Glória (zona oeste) e do Shopping Phelippe Daou (zona leste) receberem a programação do “Carnaval nos Bairros”.

“É um novo momento do carnaval, em que a população pode contar com essa descentralização da cultura e curtir um carnaval com muita segurança e tranquilidade, porque temos o suporte da polícia militar, dos bombeiros e também da secretaria de saúde, além de toda a infraestrutura de barracas”, frisou a secretária executiva da SEC, Sigrid Cetraro.

As atrações na zona oeste são Rosivaldo e os Metais de Olinda, Gaviões do Arrocha, Júnior Paulain, Tony Medeiros, Edmundo Oran, Carlinhos do Boi, Canto da Mata e Banda Marrakesh. Na zona leste fazem a festa Banda Impakto, Xiado da Xinela, Klínger Araújo, Carlos Batata, Prince do Boi, Israel Paulain, Zezinho Corrêa e Forró Festança.