CULTURADOAM

Pesquisar

Cerimônia marca entrega de obras que aprimoram os sistemas de proteção e preservação patrimonial do Teatro Amazonas

Na noite desta terça-feira (07/12) aconteceu a cerimônia de entrega das obras de adequação e modernização dos sistemas de combate a incêndio, pânico, elétrico e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) do Teatro Amazonas, patrimônio administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. As obras foram executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo.

Foram investidos recursos na ordem de R$ 2,6 milhões do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Com as adequações, foram implementadas soluções definitivas para problemas de riscos e sinistros. O projeto inclui ainda a instalação de alarme e mecanismo de detecção de fogo e fumaça via wireless (sem fio), troca de vidros da cúpula e telhas. Além de reparos nas pinturas interna e externa do Teatro Amazonas.

Os serviços foram realizados pela Construtora Biapó Ltda., que fez os reparos preservando a arquitetura neoclássica e a memória da chamada Belle Époque amazônica. A última reforma na parte externa do Teatro Amazonas havia sido realizada no ano de 2012.

Serviços – Foram instalados extintores, novas mangueiras dos hidrantes, barras antipânico, detectores de fumaça e central de alarme. Além da instalação de 16 câmeras. A sinalização das rotas de fuga também foi melhorada.

Houve a reforma dos quadros de distribuição de energia elétrica e cabos. Houve a substituição de lâmpadas incandescentes por tecnologia led, bem como refletores de vapor metálico por led.

Recursos – O investimento de R$ 2,6 milhões no projeto é oriundo do Fundo de Direitos Difusos (FDD), coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e que conta também com a participação do Ministério do Turismo. O FDD reúne recursos provenientes de condenações judiciais, multas e indenizações com vistas à reparação de danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. Entendidos com reparação à ordem econômica e outros interesses difusos e coletivos, os valores disponíveis são destinados a projetos de instituições públicas e entidades civis a partir de edital de seleção.

Aniversário – Principal símbolo cultural e arquitetônico do estado, o Teatro Amazonas, localizado no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, completa 125 anos no próximo dia 31 de dezembro. O prédio clássico mantém viva boa parte da história do ciclo da borracha, época áurea da capital amazonense.

O local foi inaugurado no dia 31 de dezembro de 1896, com um estilo arquitetônico renascentista e com detalhes ecléticos. O espaço foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1966.

Você pode gostar