CULTURADOAM

Pesquisar

Ceti na zona norte de Manaus recebe espetáculo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A campanha “O Mundo Encantado do Natal – onde a magia é feita de alegria”, realizada em parceria das secretarias de Educação e Desporto e Cultura e Economia Criativa chegou ao Centro Escolar de Tempo Integral (Ceti) Dra. Zilda Arns Neumann, na zona norte de Manaus, nesta quarta-feira (1º/12). Realizado desde 2019, o “Natal nos Cetis” leva espetáculos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro para as escolas.

O espetáculo “Uma árvore de natal” mostra, por meio da dança, a história do nascimento de Jesus.  A secretária estadual de Educação, Kuka Chaves, destacou o trabalho em conjunto das pastas. “Nosso objetivo é proporcionar uma experiência completa aos estudantes da rede estadual, integrando a cultura e a arte à educação”, frisou.  

Joana Helena, gestora do Ceti, reforçou como a dança e a cultura são importantes para os alunos. Além da felicidade de sediar um espetáculo de dança em sua escola. “Esse momento é excepcional na vida dos nossos alunos, pois é muito importante eles conhecerem a cultura artística do nosso estado, além de ser tudo muito lindo, traz esse aprendizado para eles, despertando a criatividade e interesse na arte”, opinou Helena. 

O coordenador de dança, Branco Souza, do núcleo Cláudio Santoro, disse estar agradecido em poder proporcionar esse show de dança nas escolas. Ele espera continuar levando o projeto futuramente. 

“Com essa parceria entre as secretarias podemos trazer um espetáculo de qualidade para os estudantes. E ano que vem esperamos continuar mostrando e incentivando a arte em todos os lugares, adentrando as escolas e despertando o interesse deles pela dança, canto, teatro, entre outros”, reforça o coordenador.

No total, quatro encenações serão apresentadas nos Cetis de Manaus e do interior do Amazonas: “Uma Carta de Natal”; “Tonho e Paco”; “Uma Árvore de Natal”, e “Natal Caboclo”, com abordagem de variados estilos artísticos, como o canto, dança e performances musicais.  

Abertura – Na segunda-feira (29/11), o projeto chegou a Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e Silva, para apresentação do espetáculo “Uma Carta de Natal”, com a Orquestra Jovem, Coral Adulto e Grupo Experimental de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. As apresentações seguem até o dia 14 de dezembro.

Além de Manaus, as cidades de Parintins, Nhamundá, Iranduba, Envira, Boa Vista do Ramos e Barreirinha vão ter as encenações em suas escolas. 

Programação – Na quinta-feira (02/12), o Ceti Elisa Bessa Freire, na zona leste, sedia o show “Uma Carta de Natal”, e o Ceti Deputado Gláucio Gonçalves, em Parintins, recebe o “Natal Caboclo”. 

Na sexta-feira (03/12), é a vez do Ceti Senador Petrônio Portella, na zona centro-oeste de Manaus, assistir a “Tonho e Paco”, enquanto em Parintins o “Natal Caboclo” vai ser encenado na Escola Estadual São José Operário.  

Você pode gostar