CULTURADOAM

Pesquisar

Cineclube de Arte apresenta o filme premiado ‘Terra Nova’, em sessão gratuita no Cineteatro Guarany

Obra audiovisual da Artrupe Produções vai ser exibida neste sábado (16/03), às 19h

A sessão do Cineclube de Arte deste sábado (16/03) exibe o curta-metragem “Terra Nova”, filme premiado da Artrupe Produções, com roteiro e direção de Diego Bauer. O curta vai ser exibido às 19h, no Cineteatro Guarany, avenida Sete de Setembro, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, bairro Centro, zona sul. O acesso é gratuito.

O filme conta a história de Karoline, uma atriz de teatro que encara a primeira onda da pandemia de Covid-19 em Manaus, em abril de 2020, e decide ir a uma agência da Caixa solicitar o seu auxílio emergencial. Ela é acompanhada da irmã que vai tentar reaver o seu emprego.

“O ‘Terra Nova’ é um filme de fúria, de tempo da pandemia, sobre a pandemia, mas, ao mesmo tempo, com o ponto de vista dos artistas, que foram os últimos a receber qualquer tipo de auxílio”, afirma Diego Bauer, roteirista, diretor e produtor executivo do filme, que traz no elenco Karol Medeiros, Isabela Catão, Ítalo Almeida e ainda vozes de Ana Carolina Souza, Glória Vieira e Izabela Garcia.

A obra audiovisual é um dos trabalhos que mais circularam em festivais nacionais e internacionais e o mais premiado da Artrupe Produções. Entre eles está o Prêmio Cosme Alves Netto, da Anistia Internacional, e menção honrosa às atrizes Karol Medeiros e Isabela Catão no 54º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; Melhor Filme – Júri Oficial e Júri Jovem no 17º Panorama Internacional Coisa de Cinema; Menção Honrosa Competição Latino-Americana na 11ª Mostra Ecofalante de Cinema 2022; Monthly Winner July 2021: Best Foreign Short Film no Istanbul Film Awards, na Turquia; Menção Honrosa no Hommage 2021, na Austrália; Prêmio da crítica no Madras Indepedent Film Festival, na Índia; além da participação no Alvsbyn Film Festival e Lulea Film Festival, na Suécia e Apex Film Awards, no Reino Unido.

“O filme foi o grande vencedor da Mostra Internacional de Salvador, participou de festivais na Europa e Ásia, um dos filmes amazonenses de maior destaque nos últimos anos na nossa cinematografia, mas é a segunda sessão do filme presencial, então é bem novo ainda”, comenta o diretor. “Na sequência, vamos disponibilizar na internet e o público pode participar de um bate-papo com a equipe da produção”.

Plataforma digital

Após a exibição no Cineteatro Guarany, às 21h, “Terra Nova” fica disponível no Youtube (@artrupe), onde também tem os filmes “Enterrado no Quintal” e “Obeso Mórbido”.

“É fundamental para a Artrupe que as nossas obras sejam vistas, então contribuímos o máximo para que o público tenha acesso fácil, que todos saibam onde encontrar nossos filmes”, destaca Diego Bauer.

A ficha técnica de “Terra Nova” tem Ítalo Almeida na produção, César Nogueira na direção de fotografia, Eduardo Resing na montagem, Viviane Palandi na preparação de elenco, Pablo Araújo na trilha sonora original, Heverson Batista no som direto, Lucas Coelho na edição e mixagem de som, Francisco Ricardo na direção de arte, Paulo Oberdan no figurino e maquiagem, João Gabriel Riveres na correção de cor, Sofia Sahakian e Diego Leo na assistência de direção, Robert Coelho e Naila Fernandes na assistência de fotografia, Ana Carolina Souza na assistência de arte, Evandro Repolho na maquinaria e Larissa Martins no still.

Perfil do diretor

Diego Bauer é diretor, roteirista, ator, curador, produtor cultural, curador e produtor do Festival Olhar do Norte. Em mais de dez anos de carreira, seus filmes tiveram participações em Tehran International Short Film Festival, Festival de Brasília, Mostra de Tiradentes, Cine PE, Panorama Internacional Coisa de Cinema, Festival de Vitória, Goiânia Mostra Curtas, Curta Cinema, Lobo Fest, Festival Guarnicê, Canal Brasil, entre outros.

O diretor ganhou prêmio de Melhor Filme do 3º FESTCimm, com “Enterrado no Quintal”; Melhor Ator, no Maranhão Na Tela 2018, e Melhor Som na II Mostra Internacional de São Luís, com “Obeso Mórbido”, além de Menção honrosa de Direção no Festival Audiovisual de Belém – FAB 2016, com “O Tempo Passa”.

Diego Bauer foi produtor de elenco assistente de “O Outro Lado do Céu”, de Gabriel Mascaro, e 3º assistente de direção de “A Febre”, de Maya Da-rin. Ele atuou em seis espetáculos de teatro, apresentando-se em Manaus, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

FOTOS: Larissa Martins

Você pode gostar