CULTURADOAM

Pesquisar

Cineclube de Arte exibe obra de Bertrand Lira, no sábado (22/04)

Sucesso de crítica , o filme “O seu amor de volta (mesmo que ele não queira)” coleciona diversos prêmios e participações em festivais nacionais

Até onde você iria por um amor? Em “O seu amor de volta”, a pessoa amada perdida e a crença no poder da magia, das cartas e dos búzios para trazê-lo de volta compõem o quadro de histórias do documentário, que será exibido no Cineteatro Guarany, no sábado (22/04), a partir das 18h30. Com direção e roteiro de Bertrand Lira, o documentário busca fazer o espectador se reconhecer nos relatos, que não constituem uma narrativa determinada. A entrada é gratuita.

Para abordar esse universo, quatro personagens relatam suas desventuras amorosas e são colocados frente a frente com cartomantes e videntes que poderão apontar uma saída para suas desventuras amorosas. Cartas, búzios, banhos de ervas e oferendas são as armas mágicas recomendadas na jornada dessas personagens reais: um maquiador e professor de artes; uma mulher trans, professora de português, e duas atrizes, que vivem e trabalham na capital da Paraíba, no Nordeste brasileiro.

De acordo com Bertrand, que é professor aposentado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a produção é uma mistura de histórias imaginárias e histórias reais. O elenco principal conta com Williams Muniz, Danny Barbosa, Zezita Matos e Marcélia Cartaxo. “Eu entrevistei prostitutas, peguei depoimentos de histórias de amor, desilusões amorosas e desafetos”, conta o diretor, que ressalta o incentivo das políticas públicas para o desenvolvimento da obra.

Filmado entre abril e junho de 2017, em João Pessoa, “O seu amor de volta” é o segundo documentário de longa-metragem do diretor. Para Lira, quem abraça essa área do audiovisual tem que se dedicar muito e conhecer o cinema brasileiro, bem como o mercado mundial. “Fora isso, a internet proporcionou o surgimento dos ‘streamings’ e das plataformas digitais. Então é isso, o mercado está aí esperando que a gente ocupe os espaços”, conclui Bertrand, destacando a exibição alternativa do filme na TV e em algumas salas de cinema pelo país.

O longa-metragem é apresentado pelo Cineclube de Arte, projeto realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Segundo o titular da pasta, Marcos Apolo Muniz, o intuito é incentivar a população a dispor da cinematografia, levando cultura e lazer, assim como estimular o mercado audiovisual local.

O Cineteatro Guarany está localizado na Vila Ninita, na avenida Sete de Setembro, anexo ao Palácio Rio Negro. A programação é gratuita.

FOTOS: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Você pode gostar