Evento reuniu famílias no Largo São Sebastião em uma tarde de brincadeiras, arte e cultura

O Circuito da Alegria levou uma programação gratuita e repleta de atrações ao Largo São Sebastião, Centro, zona sul de Manaus, encantando o público com brincadeiras, teatro, música e literatura. A ação é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e segue com novas edições ao longo da semana em diferentes espaços da cidade.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, destacou a importância da iniciativa para aproximar as famílias da arte e da cultura. “O Circuito da Alegria acontece durante todo o mês de outubro, levando diversão e cultura a diversas regiões de Manaus. Hoje (ontem), especialmente no Dia das Crianças, reunimos uma grande programação lúdica, circense, musical e teatral, para celebrar essa data em um lugar tão emblemático quanto o Largo de São Sebastião”, afirmou.


Durante a tarde, o público pôde participar de brincadeiras populares, como pula-corda e amarelinha, além de oficinas criativas, como a de percussão com o artista César Lima, contação de histórias, apresentações circenses, personagens infantis e cortejos artísticos. A companhia Metamorfose também marcou presença com um espetáculo especialmente preparado para o evento.
A programação contou ainda com o lançamento da 2ª edição do livro As Aventuras da Cunhã, de Isabelle Nogueira, no Espaço Lira, seguido de um cortejo artístico com a Federação de Teatro do Amazonas (Fetam).
Entre o público presente, a publicitária Hellen Corrêa levou as filhas para participarem das atividades e destacou a importância de eventos voltados às famílias. “Ter programações como essa é muito importante. Resgatar brincadeiras tradicionais e oferecer momentos de lazer gratuitos aproxima as famílias e faz as crianças se sentirem parte da nossa cultura. Que iniciativas como essa aconteçam mais vezes”, disse.

Biblioteca Volante
A gerente do programa Mania de Ler, Oiana Couto, também reforçou a relevância da participação da Biblioteca Volante Thiago de Mello, que levou literatura e atividades educativas para o público infantil.
“A literatura está tão presente quanto a brincadeira. As crianças participam de contações de histórias e oficinas de pintura, enquanto os pais também vivenciam momentos de interação com os seus filhos”, explicou.
No Espaço Carreta Palco, as atividades começaram com animação infantil, seguidas de um show de mágica e o encerramento com apresentação teatral, garantindo diversão para toda a família.


De acordo com o gerente da Central de Arte e Educação da Secretaria, Ricardo Lopes, o evento proporciona experiências que unem aprendizado e diversão. “É uma alegria ver as famílias participando juntas das brincadeiras, das nossas oficinas e espetáculos que também despertam a criatividade das crianças”, ressaltou.
A programação segue ao longo da semana com edições do Circuito da Alegria nos Centros Estaduais de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (bairro Santo Antônio, zona oeste) e Padre Pedro Vignola (bairro Cidade Nova, zona norte), além de atividades no Parque Rio Negro (bairro São Raimundo, zona oeste).


Programação
14 de outubro
9h às 11h – Teatro da Instalação: Espetáculo Esse Canto Dança?, do Corpo de Dança do Amazonas – Programação fechada para escolas
14h às 17h – Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou: Brincadeiras populares; oficinas criativas; Mania de Ler; Espetáculo Esse Canto Dança?
16 de outubro
9h às 11h – Teatro da Instalação: Espetáculo Esse Canto Dança?, do Corpo de Dança do Amazonas – Programação fechada para escolas
14h às 17h – Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola: Brincadeiras populares; oficinas criativas; Mania de Ler; Espetáculo Esse Canto Dança?
19 de outubro
17h às 20h – Parque Rio Negro: Brincadeiras populares; oficinas criativas; Mania de Ler; MovCeu; Espetáculo teatral