Manaus recebe filmes latino-americanos no Palacete Provincial pelo Circuito FAM de Cinema

O Circuito FAM de Cinema – Edição Especial Brasil iniciou, na quarta-feira (22/10), as exibições, no Palacete Provincial, Centro, zona sul de Manaus. O evento apresenta gratuitamente produções latino-americanas premiadas no Festival Audiovisual Mercosul (FAM), e segue até sexta-feira (24/10).
O evento é um projeto cultural produzido por meio da Lei Rouanet, com apoio institucional do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio master da Petrobras e realização da Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal – Do lado do Povo Brasileiro.
A programação do primeiro dia contou com três sessões. Pela manhã, às 9h, o público infantil acompanhou o programa Infantojuvenil, com quatro curtas de animação voltados para crianças de 6 a 10 anos. À tarde, às 14h30, foi exibido o programa Histórias ao Nosso Redor, reunindo produções como “O Que Fica”, “A Última Primavera”, “La Hija de la Azafata” e “Movimentos Migratórios”. Encerrando o dia, às 19h, o público assistiu ao programa Versões de Cinema, que apresentou filmes como “Hoje Eu Só Volto Amanhã”, “No Mundo da Lua” e “O Último é Mulher do Padre”, reunindo videoclipes e curtas-metragens de animação e ficção.


Todas as sessões contam com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, libras e legendas para surdos e ensurdecidos (LSE), ampliando o acesso e a inclusão do público.
De acordo com o diretor executivo da Associação Cultural Panvision, Tiago Santos, o início do Circuito em Manaus superou as expectativas. “As sessões da manhã estavam cheias de crianças muito atentas, participando dos bate-papos após os filmes. É muito gratificante ver esse interesse pelo cinema desde cedo”, destacou.

O evento segue até sexta-feira (24/10), com sessões gratuitas em diferentes horários no Palacete Provincial. O encerramento contará com a exibição do longa “Aldo Baldin – Uma Vida pela Música”, de Yves Goulart, documentário premiado que une cinema e música.