Com apoio do Governo do Amazonas, Semana do Patrimônio discute preservação dos bens

O evento é aberto ao público, mediante inscrição no link disponibilizado pelo Iphan Amazonas

Questões que envolvem o patrimônio cultural, bem como as atribuições reservadas ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, serão esclarecidas na Semana do Patrimônio. A abertura será na sexta-feira (16/08), às 9h, no hall do Porto de Manaus, rua Floriano Peixoto, Centro. O evento é promovido pelo Iphan Amazonas, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A Semana de Patrimônio também tem apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), do Casarão de Ideias e da Águas de Manaus. Para participar, basta se inscrever gratuitamente acessando o link. A participação é aberta ao público em geral e o certificado será digital.

“Nosso objetivo é fortalecer o sentimento de identificação das pessoas com os bens materiais e imateriais que compõem o Patrimônio Cultural Brasileiro. Será um momento de troca de informações e aprendizado que tem como pano de fundo a educação patrimonial, afinal a gente só cuida e preserva aquilo que conhece”, disse a superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro.

Ainda na sexta-feira haverá posse dos novos membros do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico (Copham), cujo presidente é o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marco Apolo Muniz. “O Copham é um espaço de diálogo fundamental sobre o Patrimônio Cultural do Amazonas. É, acima de tudo, um lugar de salvaguarda, que tem uma preocupação com a história e memória do nosso Estado. Reunir essas instituições garante que esse trabalho seja realizado com muito excelência, como tem sido feito desde o início da nossa gestão”, afirma Apolo.

Entre as atividades da semana, estão um aulão do patrimônio que vai tirar dúvidas sobre o tema e incentivar a preservação dos bens por meio da educação patrimonial. Também está programada uma visita guiada ao Porto de Manaus, desenho ao ar livre com Urban Sketchers – Manaus, que terá como tema a fachada da sede do Iphan, oficina de arqueologia, roda de conversa com os detentores do patrimônio imaterial, além de cinema e feirinha do Patrimônio.

Dia do Patrimônio Cultural

As atividades comemoram o Dia do Patrimônio Cultural, celebrado no dia 17 de agosto, em atenção ao aniversário do advogado e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), responsável por criar, em 1937, o Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), órgão que daria origem ao Iphan.

O Iphan é a instituição responsável por proteger e promover o Patrimônio Cultural do Brasil, assegurando sua preservação e usufruto para as gerações presentes e futuras. A atuação do Instituto alcança edificações históricas, manifestações culturais e artísticas, sítios arqueológicos e muitos outros elementos que compõem a identidade, memória e cultura do povo brasileiro.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (16/08)

Manhã
9h – Abertura – Salão do Hall do Porto de Manaus – Local: Porto de Manaus – Rua Floriano Peixoto, s/n – Centro
10h – Posse do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico – COPHAM

Tarde
14h30 – Aulão do Patrimônio – Local: Porto de Manaus – Rua Floriano Peixoto, s/n – Centro
15h30 – Visita Guiada – Porto de Manaus

Noite
18h – Cine Patrimônio – Local: Auditório Lúcia Almeida – 1º andar – Av. Sete de Setembro, N.º 8 – Centro

Sábado (17/08)

Manhã