CULTURADOAM

Pesquisar

Com ‘Natal Itinerante’, Governo do Amazonas faz a alegria de 3,5 mil crianças na zona leste

Ação realizada no bairro Jorge Teixeira contou com programação cultural, distribuição de brinquedos e a presença do Papai Noel

O “Natal Itinerante” encantou 3,5 mil crianças do bairro Jorge Teixeira e imediações, nesta terça-feira (20/12). O Governo do Amazonas reuniu arte, música, brinquedos e muita diversão com o Papai Noel e os artistas do espetáculo “A Fantástica História do Biscoito do Natal”, no Campo do Teixeirão, na zona leste de Manaus.

O “Natal Itinerante” é uma atração que integra a programação do “Mundo Encantado do Natal”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Em quase 20 dias, a iniciativa já distribuiu 13,5 mil brinquedos, contemplando os moradores dos bairros Colônia Terra Nova, Ouro Verde, Nova Vitória, Alvorada, Santa Etelvina, Glória e Jorge Teixeira, além de três instituições filantrópicas da Cidade Nova.

A secretária executiva do FPS, Kathelen Braz, destaca a importância do evento para as crianças de todas as zonas da capital. “O governador teve toda uma sensibilidade de, junto com a Secretaria de Cultura, desenhar um espetáculo que pudesse chegar às áreas mais distantes da nossa capital”, informou.

Para a secretária, a atividade emociona pais, crianças e todos os profissionais envolvidos na organização. “A gente poder ouvir os pais dizendo que, pela primeira vez, os filhos estão tendo a oportunidade de tirar uma foto com o Papai Noel, de ganhar um presente de Natal, é realmente algo emocionante”, disse a secretária.

A costureira Socorro Santos levou o neto Kauã, de 7 anos, para o “Natal Itinerante” e relata que a atividade é ideal para celebrar a data em família.

“Uma ideia fabulosa essa confraternização de final de ano, porque tem muitas pessoas carentes, desempregadas. Neste momento isso é muito bom. Eu gostei dessa ideia que o governo teve, com centro cultural, com todas as secretarias, todo mundo reunido aqui, num momento único e maravilhoso”, disse.

Atentos a cada movimento do espetáculo, os gêmeos Bruno e Breno de Souza, de 8 anos, elegeram um personagem favorito: o Biscoito de Natal.

“O que mais gostei foi das brincadeiras, do Biscoito e de tudo”, contou Breno. Já o irmão, Bruno, afirmou ter se divertido na ação. “Muito legal, vale muito a pena vir. É muito legal. É muito engraçado”, comenta Bruno.

Ao serem questionados sobre o que gostariam de falar para o Papai Noel, em seu primeiro encontro com o Bom Velhinho, as crianças disseram aquilo que todos desejam: “Um Feliz Natal”.

A mãe dos gêmeos, Valdenice Souza, mora há 20 anos no bairro e aprovou a programação. “A zona leste tem muita criança carente. Carente de presentes, de diversão, então é muito bom, quando chega assim no nosso bairro. Desejo um Feliz Natal para todo o Jorge Teixeira e zona leste, moro aqui há 20 anos e desejo um feliz Natal para todo mundo”, finalizou.

Arte para as crianças

Com um palco móvel, o projeto leva às comunidades o espetáculo “A Fantástica História do Biscoito de Natal”, com a presença do Papai Noel e Mamãe Noel, além de outros personagens e brincadeiras.

Para o gerente de Eventos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Denis Carvalho, além da formação de plateia, a ação valoriza as manifestações culturais. “Eu tenho certeza que a gente está plantando a sementinha das artes, como o teatro, a dança e a música nas crianças da comunidade”, comentou.

Próximas paradas

Na quarta-feira (21/12), o “Natal Itinerante” chega ao município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), com programação a partir das 16h, na Associação Mãos Solidárias, na rua Parintins, 2.859, bairro São Cristóvão.

Já na quinta-feira (22/12) é a vez do público da Compensa e imediações receberem a caravana natalina, às 16h, no Centro Desportivo da Compensa (CDC), na travessa Teófilo Dias. A última apresentação acontece no Viver Melhor I, Lago Azul, às 10h, na sexta (23/12).

Você pode gostar