CULTURADOAM

Pesquisar

Companhia de Ópera de Roraima estreia concerto lírico no Teatro Amazonas

A apresentação mistura a majestade da música sinfônica com a dramaticidade e beleza da ópera, e conta com a participação e interação do público

O Teatro Amazonas recebe, no sábado (08/02), o “Concerto Lírico-Sinfônico” da Companhia de Ópera de Roraima, que realiza sua primeira apresentação fora de seu estado de origem. Sob a regência da maestrina Lilyane Lopes, o concerto conta com as emocionantes interpretações do tenor cubano Juan Alexis, do Barítono Josenor Rocha, da Soprano Bianka Tarolla e da Violinista Nickole Pineda, prometendo uma noite inesquecível de pura emoção e beleza. O evento é aberto ao público, com entrada franca.

O concerto, com início às 20h, traz grandes árias de óperas icônicas, conhecidas mundialmente, como a “Rainha da Noite” da “Flauta Mágica” de Mozart, produzida no século 18, mostrando a filosofia do Iluminismo; “Cavatina di Figaro” da Ópera “O Barbeiro de Sevilha”, ópera cômica que conta a história de Fígaro; “Che gelida manina” da “La Bohème”, ópera de Giacomo Puccini, baseado no romance de Henri Murger, onde a história se passa em Paris, no ano de 1830; e ainda, a Abertura da Ópera “Carmen” uma das óperas mais famosas e executadas em todo o mundo, de Georges Bizet. Além disso, a apresentação contará com a participação e interação do público.

Para o barítono amazonense Josenor Rocha, é um grande desafio cantar as obras, especialmente a ópera “O Barbeiro de Sevilha”. Segundo ele, a obra é uma das mais conhecidas, talvez, a mais conhecida das árias de ópera do mundo. Ele pontua que “O Barbeiro de Sevilha”, que contém a famosa ária “Largo al Factotum”, cujo nome vem do latim. “Factotum” significa “O fazedor de tudo”, refere-se a uma pessoa que desempenha diversas funções.

“’O Barbeiro de Sevilha’ é sobre um factotum, que se vangloria das diversas funções que exerce, como barbeiro, mensageiro e poeta. De certa forma, me considero um factotum também, pois já atuei como vendedor, pedreiro, carpinteiro, trabalhei na roça, vendi jornal e din-din”, explica Josenor, que hoje exerce também a função de fonoaudiólogo e é solista oficial da Ópera de Roraima, assim como todos os cantores que vão participar da Orquestra.

“Essa ópera tem muito a ver comigo, com a minha personalidade, com a minha vida também, então eu me acho o verdadeiro factotum, cantar esta ópera é como se estivesse contando também um pouco da minha história”, revela o barítono, e salienta que pouca gente sabe, mas essa ópera está inserida em desenhos animados, até mesmo em propaganda de carros e de restaurantes.

O projeto “Concerto Lírico-Sinfônico” é fomentado pela Bolsa Funarte de Música Pixinguinha 2023, por meio da Rede Artes, Funarte – Ministério da Cultura – Governo Federal. Conta, ainda, com o apoio cultural do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, e também, do Sistema Encontro das Águas e da Academia Amazonense de Música.

CIA de Ópera de Roraima

Fundada no ano de 2017, a CIA de Ópera de Roraima nasceu com a proposta de expandir e popularizar a ópera e a música clássica no Estado de Roraima e no Brasil. Entre os destaques, as apresentações da 1ª Ópera no Estado de Roraima, a Ópera Pagliacci, e também o 1º Ballet com Orquestra ao Vivo no Estado, o Ballet Coppélia, e agora, a primeira apresentação fora do estado de Roraima, o “Concerto Lírico-Sinfônico” no Teatro Amazonas. Na agenda da CIA está previsto, em agosto deste ano, o 1º Festival de Ópera de Roraima, com as óperas Pagliacci e Cavalleria Rusticana.

Fazem parte da CIA de Ópera de Roraima cerca de 80 integrantes, entre cantores líricos, coralistas, músicos da orquestra sinfônica, bailarinos, além de uma equipe técnica especializada em cenografia. Para o espetáculo em Manaus, 45 componentes devem se apresentar no “Concerto Lírico-Sinfônico”.

Transmissão ao vivo

O “Concerto Lírico-Sinfônico” será transmitido ao vivo pelo canal da TV Encontro das Águas para os 62 municípios do estado do Amazonas, além das redes Youtube e Facebook.

FOTOS: Divulgação

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: (92) 3131-2450 Amanda Brasil (98553-9027) e Omar Gusmão (99127-8080). E-mail: imprensa@cultura.am.gov.br

Você pode gostar