CULTURADOAM

Pesquisar

Comunidades do Careiro da Várzea recebem ações do projeto ‘Os Contadores de Era Uma Vez’

Foto: Divulgação

*Com informações da assessoria

A partir da próxima segunda-feira (10/5), três comunidades do Careiro da Várzea vão receber atividades culturais gratuitas realizadas pelo Allegriah Grupo de Arte e Cultura, por meio do projeto “Os Contadores de Era Uma Vez”.

Contemplado pelo Prêmio Encontro das Artes, promovido pelo Governo do Amazonas, como parte das ações da Lei Aldir Blanc no Estado, o projeto apresentará o espetáculo inédito “Os Contadores de Era Uma Vez em: O mistério da Árvore Mãe” nas comunidades Costa da Terra Nova, São Francisco e Sagrado Coração de Jesus (Km12).  

“O roteiro é uma proposta de conscientização sobre a preservação e cuidado com a fauna e flora.  Os textos que compõem a trama são poesias autorais do grupo, a mistura dos contos amazônicos como ‘A história de Mapinguari’; a obra de Ailton Krenak, ‘Ideias para adiar o fim do mundo’; e a música ‘Magia da Natureza’ do cantor e compositor Eduardo QC”, afirma Jackeline Monteiro, coordenadora do projeto e roteirista do espetáculo, ao lado de Vitor Lima.

A programação conta, ainda, com intervenção artística, oficinas de confecção de fantoches com materiais reutilizáveis e de manipulação de fantoches e contação de história, que serão ministradas por Jackeline Monteiro e Vitor Lima; oficina de iniciação a flauta doce, ministrada pelo músico Jesus Elbitar; oficina  fundamentos para a percussão popular e rudimentar (marcial – bandas e fanfarras), ministrada pelo percussionista Stivisson Menezes.

Jackeline destaca que serão adotados protocolos de segurança em saúde para prevenção da Covid-19.

“Nossa missão é alcançar os interiores, respeitando os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e como medida de segurança será obrigatório o uso de máscara nos locais onde acontecerão as apresentações e oficinas, haverá distribuição de álcool em gel e máscara para quem não tiver; além de uma equipe para orientar os participantes para que mantenham o distanciamento social”, assegura.

O grupo – O Allegriah Grupo de Arte e Cultura é composto por artistas de teatro e música. Jackeline Monteiro, coordenadora do projeto, produtora, oficineira e atriz; Vitor Lima, coordenador geral do grupo Allegriah, oficineiro e ator; Deihvisom, cantor e ator; Alice Toledo, atriz; Leandro Lopes, ator; Samuel Oliveira, dançarino e ator manipulador; e Josy Freitas, dançarina e atriz. 

Para o projeto conta ainda com o percussionista e oficineiro Stivisson Menezes, na sonoplastia; com o flautista e oficineiro, Jesus Elbitar; com o cantor Eduardo QC; com o designer Deivisson Souza Melo; e com o videomaker Felipe Fernandes.

O projeto – “Os Contadores de Era uma vez” nasceu no ano de 2015 com apresentações em escolas públicas do bairro da Compensa, em abrigos como “O Coração do Pai” e Casa Vhida. Em 2017 fez parte da programação da Virada Sustentável e do programa Teatrinho Infantil da TV Maskate, deste último trabalho resultou a produção de um DVD Infantil com oito episódios inéditos educativos. 

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (10/05), na comunidade Costa da Terra Nova 

13h – Intervenção artística 

14h – Espetáculo “Os Cantadores de Era Uma Vez: O Ministério da árvore Mãe”

Terça-feira (11/05), na comunidade Sagrado Coração de Jesus – Km12

14h – Oficina de Confecção de Fantoches com materiais reutilizáveis 

Quarta-feira (12/05), na Associação dos moradores do Sagrado Coração de Jesus

8h – Oficina de Manipulação de Fantoches e Contação de História 

Quinta-feira (13/05), na Comunidade Sagrado Coração de Jesus – Km12

8h – Oficina de Iniciação a Flauta Doce

13h30 – Oficina Fundamentos para a Percussão Popular e Rudimentar (Marcial – Brandas e Fanfarras) 

Mais informações: 

E-mail: producao.projetoo@gmail.com 

Fanpage: https://www.facebook.com/allegriah 

Instagram: https://www.instagram.com/allegriahoficial/ 

Youtube: https://www.youtube.com/Allegriah

Você pode gostar