CULTURADOAM

Pesquisar

Concurso Jovem Instrumentista do Governo do Amazonas anuncia selecionados para a semifinal

O Concurso Jovem Instrumentista, que tem a proposta de revelar os novos talentos da música amazonense, já possui semifinalistas. Em uma competição com mais de 30 candidatos inscritos, 14 foram selecionados pelos jurados para enfrentar a fase de audições. Os vencedores receberão premiação em dinheiro.

O concurso integra a programação do 10º Festival Amazonas Jazz (FAJ), que será realizado entre os dias 21 e 29 de março de 2020, pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

As inscrições aconteceram entre julho e setembro deste ano, em nível estadual, nas categorias solos/duos, trios, quartetos, quintetos e sextetos. As duas primeiras etapas foram eliminatórias e levaram em consideração a documentação enviada e a análise das obras gravadas e anexadas junto à inscrição do candidato.

Repertório livre – Quem passou para a semifinal agora deve se preparar para apresentar duas músicas de livre escolha ao vivo para a comissão julgadora do concurso. As audições serão realizadas de 16 a 19 de março do próximo ano, no palco do Teatro Amazonas.

Para o regente e diretor artístico do FAJ, Rui Carvalho, essa nova geração de instrumentistas é fruto de um legado cultural que se firma no Amazonas. “Foi no Festival Amazonas Jazz e nas apresentações da Amazonas Band, a primeira big band de Manaus, que o jazz se sedimentou no Estado. E foi esse evento e essa banda que inspiraram toda uma geração de músicos – muitos dos quais passaram pelo Curso de Música Popular do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro -, que agora tem a chance de revelar os seus talentos no Concurso Jovem Instrumentista”, disse.

Alto nível – Um dos jurados responsáveis pela seleção dos semifinalistas, o jornalista especializado e crítico musical, Carlos Calado, colaborador dos jornais “Folha de S.Paulo” e “Valor Econômico”, destacou que o público pode esperar um concurso de alto nível.

“Após ouvir as gravações de todos os inscritos, posso dizer a esses músicos e ao público que acompanhará a semifinal que a tarefa dos jurados não será fácil. Estou certo de que a plateia poderá assistir e aplaudir músicos com talento de sobra para desenvolver carreiras relevantes nos próximos anos”, afirmou.

Apoteose – Serão aprovados para a final, marcada para o dia 23 de março de 2020, os três melhores classificados de cada categoria. Os primeiros classificados nas finais farão uma apresentação de apoteose dos vencedores no dia 24 de março, também no Teatro Amazonas.

Atrações nacionais e internacionais – Além dos espetáculos envolvendo as jovens promessas da música local, o Festival Amazonas Jazz terá mais de 15 apresentações reunindo a nata da música instrumental brasileira com a elite do jazz mundial. São mais de 50 atrações, sendo mais de 24 internacionais. Entre as atrações, destaque para Ed Sarath, Randy Brecker, Jeff “Tain” Watts e John Fedchock NY Sextet, dos Estados Unidos; Frode Gjerstad, da Noruega; e Marcelo Coelho, Trio Corrente, Bruno Mangueira, Amilton Godoy Trio & Gabriel Grossi, do Brasil, entre outros.

O público já pode adquirir os ingressos para os concertos do festival na bilheteria do Teatro Amazonas ou no site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com), por valores que variam de R$ 20 a R$ 80.

CANDIDATOS APROVADOS

SOLOS E DUOS – CATEGORIA 1

ANDERSON CAVALCANTE DE FARIA

ISMAEL LIMA DO NASCIMENTO

RAPHAEL DA SILVA MORAES

RUAN VICTOR DA SILVA LAMONGI MOURA

WARLLISON  DE SOUZA BARBOSA

WILLIAMS PRADO MACIEL

TRIOS, QUARTETOS QUINTETOS, SEXTETOS – CATEGORIA 2

ANASTÁCIO FERREIRA DA SILVA JUNIOR

FÁBIO PASSOS ARAÚJO

FELIPE OLIVEIRA DE SOUZA

IGOR DIONE GUEDES REIS

JHONATA MONTEIRO DE SOUSA

MURILO LAUSCHNER MARTINS

ROBERT RUAN DE OLIVEIRA BARBOSA

SADRAQUE MARQUES ANAQUIRI

Você pode gostar