CULTURADOAM

Pesquisar

Corpo de Dança do Amazonas apresenta ‘Solatium’ no Festival Funarte AcessibiliDança

Foto: Michael Dantas

Nesta quarta-feira (30/06), o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) estreia na programação do Festival Funarte AcessibiliDança, com o espetáculo “Solatium”. Com tradução de Libras e audiodescrição, além de legendas, a obra vai ser exibida a partir das 20h, no canal da Funarte no Youtube.  

Segundo o diretor e coreógrafo da companhia, Mário Nascimento, é a primeira vez que o CDA participa do edital que contempla pessoas com deficiência auditiva e visual, por meio da inclusão. Ele conta que também é o primeiro trabalho feito no formato on-line, para um evento com abrangência nacional.  

“A iniciativa da Funarte é maravilhosa e a participação do CDA neste evento é muito relevante, tanto por ser a única companhia do Amazonas quanto pela oportunidade de apresentar uma obra construída on-line, de forma coletiva, com o elenco trabalhando na criação com o coreógrafo”, afirma Mário Nascimento. “É um trabalho de superação e dedicação nesse momento de pandemia, quando mostramos a nossa força para levar arte para a sociedade e isso foi extremamente valioso”. 

“Solatium”, em latim, significa conforto e consolo, que é a proposta do CDA para o espetáculo, que é o resultado de um processo de quase cinco meses de trabalhos em casa. As performances foram criadas pelo grupo em um período de isolamento social, inspiradas pela obra “Divertimentos”, de Mozart.   

“O espetáculo veio de uma conversa com o maestro Marcelo de Jesus, regente da Orquestra de Câmara do Amazonas, que sugeriu a obra e eu imediatamente acatei, foi perfeito”, comenta o diretor.  

Ficha técnica – O elenco do CDA traz Adailton Santos, Adriana Goes, Ângela Duarte, Cléia Santos, Felipe Cassiano, Gabriela Lima, Helen Rojas, Ian Queiroz, Júlio Galúcio, Larissa Cavalcante, Liene Neves, Luan Cristian, Nonato Melo, Pammela Fernandes, Rodrigo Vieira, Rosi Rosa, Sumaia Farias, Talita Torres, Thaís Camillo, Valdo Malaq, Victor Venâncio e Wellington Alves.  

Além de Mário Nascimento na direção artística e coreografia, “Solatium” conta com Branco Souza na assistência de direção e produção, Wallace Heldon na assistência de produção e inspetoria, Paulo Chamone na assistência de coreografia e maitre de balé, Liene Neves na preparação física, Marcelo de Jesus como maestro regente, Monique Andrade e Mário Nascimento na iluminação cênica, elenco do CDA no figurino, Adriano Vilaça como intérprete de Libras e Sandra Amazonas na audiodescrição.   

Com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), como proponente do projeto, junto com a Direção Artística do CDA, a companhia vem ampliar ainda mais a sua atuação no cenário da dança. A gravação do espetáculo contou com a equipe do Núcleo Audiovisual da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com Lu Pinheiro na coordenação e artes, Alex Maia e Luiz Gajola nas câmeras, Abelly Cristyne e Caio Alexandre na edição e Adson Queiroz, Gláuria Sobreira e Joyce Belleza na produção.  

Você pode gostar