CULTURADOAM

Pesquisar

Corpo de Dança do Amazonas e Focus Cia de Dança realizam intercâmbio artístico no Teatro da Instalação

Vivência artística faz parte das atividades educativas do Festival Música na Estrada

Um intercâmbio entre os fazeres artísticos do Corpo de Dança do Amazonas e da Focus Cia de Dança foi realizado, na terça-feira (08/08), no Teatro da Instalação. A vivência artística entre as duas companhias faz parte das atividades educativas da 9ª edição do Festival Música na Estrada.

Na oportunidade, as duas companhias de dança puderam conhecer melhor a metodologia e as dinâmicas utilizadas por cada uma em seu cotidiano artístico.

Apresentado pelo Instituto Vale, o Festival Música na Estrada está em sua nona edição e é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal, e da Kommitment Produções Artísticas.

Em Manaus, o projeto conta com o apoio institucional do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Para o inspetor do Corpo de Dança do Amazonas, Eduardo Klinsmann, o encontro entre as companhias é de extrema importância, especialmente porque foi aberto a artistas independentes de outras companhias, que também tiveram acesso ao conhecimento acumulado pelos dois grupos de dança.

“É imensurável o que o profissional de dança ganha com esse tipo de atividade. É muito subjetivo. Mas, ao mesmo tempo, é muito particular como a dança e essa troca vai chegando em cada indivíduo”, afirma Eduardo.

Para ele, o acesso ao outro é enriquecedor. “O que se pode dizer é que o maior ganho é você ter acesso a outros corpos, a outras mentes, a outros pensamentos e possibilidades. Isso só a arte, de fato, nos permite ter”, opina.

Multiplataforma

O diretor-geral do Festival Música na Estrada, Fernando Ramos, destacou a evolução do evento ao longo dos anos. “A gente vem pra Manaus desde 2010. E, à medida em que foram sendo realizadas as edições, o projeto foi crescendo. Inicialmente foi uma turnê com orquestra de música barroca nas principais cidades do Norte do país. Aí, depois, ele foi crescendo”, conta Fernando.

De acordo com o diretor, o festival foi crescendo à medida em que o público foi pedindo mais. No início, nem chegava a ter a configuração de um festival.

”O público foi pedindo mais. Aí virou festival e hoje é uma multiplataforma que oferece dança, oferece jazz, oferece música instrumental, oferece oficina de teatro, oferece oficina de dança. E, para nós é sempre uma grande satisfação vir para Manaus porque a gente encontra aqui um clima artístico excelente para promover essas ações”, afirma o diretor.

Programação artística

Um encontro inédito entre o Corpo de Dança do Amazonas e a Focus Cia de Dança marca a abertura da programação artística do Festival Música na Estrada 2023, nesta quarta-feira (09/08), às 20h, no Teatro Amazonas.

O Corpo de Dança do Amazonas vai apresentar a coreografia “TA | Sobre ser grande” e a Focus Cia de Dança vai executar o espetáculo “As Canções que Você Dançou pra Mim”, na noite denominada “Gala de Dança”. A programação é gratuita.

Na quinta-feira (10/08), também às 20h, a Amazonas Filarmônica, o Coral do Amazonas e Solistas, sob a Direção e Regência do maestro Marcelo de Jesus, apresentam a monumental obra Requiem, do compositor italiano Giuseppe Verdi, também no Teatro Amazonas, com entrada franca e classificação indicativa livre.

FOTOS: Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Você pode gostar