O Festival de Cirandas inicia nesta sexta-feira e segue até o domingo, no Parque do Ingá, em Manacapuru

Neste fim de semana (29 a 31/08), Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) será palco de tradição, cultura popular e inovação com a realização do 27º Festival de Cirandas. O evento conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A abertura da edição 2025 acontece nesta sexta-feira (29/08), a partir das 21h, no Parque do Ingá, com a apresentação da Ciranda Guerreiros Mura. No sábado (30/08), será a vez da Ciranda Tradicional entrar na arena do Cirandódromo. O encerramento fica por conta da Ciranda Flor Matizada, que fecha a programação no domingo (31/08).
De caráter competitivo, o Festival de Cirandas é definido pelo julgamento de 14 itens obrigatórios, avaliados em arena conforme o regulamento. Esses quesitos são divididos em dois blocos: musical e artístico, cada um composto por sete itens.
Itens avaliados no Festival de Cirandas
Bloco A (artístico): Porta-Cores; Cirandeira Bela; Cordão de Entrada; Cordão de Cirandeiros (indumentária); Cordão de Cirandeiros (coreografia e sincronismo); Harmonia Geral; Princesa Cirandeira.
Bloco B (musical): Apresentador; Cantador; Tocata/Tocada; Cirandada; Criatividade e Originalidade; Alegoria; Tema e Desenvolvimento.


Item 01 – Apresentador
O apresentador é o mestre de cerimônia e porta-voz da agremiação. É quem apresenta o tema da Ciranda, apresentando cada item para os jurados e para o público em geral.
Item 02 – Cantador
Este item pode ser defendido de forma individual ou coletiva. É responsável por conduzir o desenvolvimento do tema, através das ‘cirandadas’.
Item 03 – Tocata ou Tocada
É o agrupamento de vozes e instrumentos musicais como percussão, instrumentos de metais, corda e eletrônicos. Eles formam a base para o desenvolvimento musical da agremiação.
Item 04 – Cirandada
É a música inédita, jamais apresentada em festivais anteriores ou outro festival. Ela é eleita para representar um momento que esteja ligado ao tema abordado pela agremiação.
Item 05 – Porta-Cores
É a cirandeira que conduz o pavilhão da agremiação, devendo expressar amor e zelo ao símbolo maior da Ciranda.
Item 06 – Cirandeira Bela
É a cirandeira mais bela da agremiação, que representa a beleza e o bailado típico das cirandeiras de Manacapuru. O item deve expressar graça, beleza e carisma.
Item 07 – Cordão de entrada
É julgado de acordo com o tema proposto pela agremiação. A apresentação do grupo de bailarinos irá proporcionar a introdução ao tema defendido.
Item 08 – Cordão de Cirandeiros (indumentária)
Neste item, é julgada a vestimenta utilizada pelos cirandeiros, levando-se em consideração a temática defendida.
Item 09 – Cordão de Cirandeiros (coreografia e sincronismo)
Neste quesito, é julgado o agrupamento formado pelos pares, utilizando de coreografias adequadamente criadas para cada cirandada.
Item 10 – Harmonia Geral
O item é o agrupamento de ações que possam conduzir a agremiação a expor as propostas dentro de um determinado tempo, de forma harmoniosa e englobando todos os elementos do espetáculo.
Item 11 – Criatividade e originalidade
O item é julgado a partir das ações que possam expressar a temática defendida por cada agremiação no campo criativo e original.
Item 12 – Alegoria
É julgada a estrutura alegórica a partir da relação com o tema apresentado. A alegoria funciona como suporte cenográfico para a apresentação da agremiação.
Item 13 – Tema e desenvolvimento
É a reunião de todas as ideias dispostas de forma organizada na arena. É levado em consideração se a Ciranda seguiu com o que foi proposto, devendo existir coerência entre a parte escrita e a apresentação.
Item 14 – Princesa Cirandeira
O item traz o bailado típico das cirandeiras de Manacapuru, com uma indumentária que deve estar de acordo com o tema proposto. Deve expressar beleza, carisma e simpatia.