CULTURADOAM

Pesquisar

Decoração de Natal do Largo de São Sebastião já recebeu 72 mil pessoas em menos de uma semana

O espaço conta com atrações gratuitas de quarta-feira a domingo e, diariamente, funciona das 18h às 22h

O Largo de São Sebastião entrou em clima de festa com “O Mundo Encantado do Natal” e, em menos de uma semana do lançamento da cenografia e ornamentação, o espaço recebeu um público rotativo de 72 mil pessoas. Com a realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Fundo de Promoção Social (FPS), o cartão-postal do Amazonas no Centro de Manaus integra a programação que tem mais de 300 ações na capital e interior do Amazonas.

O sucesso da temporada, carregada de novidades, deve-se também aos espaços interativos no Largo de São Sebastião e no entorno. A Casa do Biscoito, atração inédita, recebeu mais de 1,2 mil crianças e a Fábrica do Papai Noel, que voltou neste ano repaginada, já registrou a visita de mais de 2,5 mil pessoas, ambas em apenas seis dias de funcionamento, por agendamento no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

O Passaporte Natalino, item personalizado com a foto da criança, que recebe um carimbo a cada visita às atrações do Largo São Sebastião, é outro sucesso desta edição. Já foram emitidos 2,3 mil passaportes. O projeto Mania de Ler também leva literatura para a programação natalina, 3.085 crianças passaram pelo local, em seis dias.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destaca que o Largo de São Sebastião permanece iluminado das 18h às 22h, diariamente, permitindo que o público visite o local após o expediente.

“Pensamos em uma programação acessível a um maior número de pessoas, começando pela árvore de Natal que pode ser apreciada de manhã e à noite”, pontua o secretário. “Todas as atrações são gratuitas e temos a programação sem agendamento no Largo que acontece de quarta-feira a domingo, música e dança com nossos corpos artísticos, a exposição Natal dos Santos de Jacqmont no Gebes Medeiros, atrações no Teatro da Instalação, escolas e municípios”, acrescenta.

Quem foi conferir de perto a nova decoração do Largo de Sebastião, na noite de quinta-feira (1º/12), foi a família de Lucas Araújo, que mora na Cidade Nova. “Na minha opinião, este ano superou o ano passado, está muito bonito e o que mais me chamou atenção foi a Árvore de Natal, que está muito bem enfeitada com tantos presentes, colorida e atraente”, disse Lucas, acompanhado pela esposa Crislayne e o filho Lucas.

A família de Thayara Silva também escolheu o Largo de São Sebastião para visitar, valorizando cada detalhe da decoração. “Com certeza isso está fazendo a alegria de muitas pessoas, só de estar aqui poder tirar uma foto e prestigiar os eventos, é muito bom”, disse a moradora do Campos Elíseos, ao lado dos filhos Elias e Eloá.

Programação aberta ao público

Durante toda a temporada natalina, os espaços vão receber uma programação, sobretudo, com a inclusão dos corpos artísticos do estado e artistas locais. Assim como o Balé Folclórico do Amazonas, que apresenta “Ciranda Natalina”, montagem exclusiva para temporada. No palco, 12 bailarinos encenam uma montagem natalina com uma versão mais próxima da realidade amazônica.

“É a primeira vez que fazemos uma história de Natal, da Maria das Graças Cabocla com o marido José Raimundo, trouxemos a história para comunidade ribeirinha”, explica a diretora artística da companhia, Conceição Souza.

Cantores locais que o público acompanha e prestigia também fazem parte do elenco nos espaços. Pela primeira vez participando do evento natalino, o cantor Nicolas Jr, um dos representantes da música amazonense, sente-se prestigiado com o convite.

“Eu fico extremamente feliz porque é sempre uma vitrine os espaços públicos, tanto para mim, que já tenho 22 anos de carreira, quanto para os artistas novos. Ganha todo mundo, o público pelo acesso à arte e à cultura e o artista por projetar a sua arte”, conclui Nicolas.

A programação completa do “O Mundo Encantado do Natal”, está disponível no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), assim como os espaços culturais que recebem visitas por agendamento.

FOTOS: Grego Kellaris/ Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Você pode gostar