Dia do Quadrinho Nacional celebra a cultura das histórias em quadrinhos brasileiras

Espaços culturais recebem eventos relacionados à data, divulgando ainda mais os artistas e obras do gênero

O Dia do Quadrinho Nacional, comemorado neste dia 30 de janeiro, foi criado para prestigiar os profissionais brasileiros das histórias em quadrinhos. A data foi instituída em homenagem à publicação do primeiro quadrinho brasileiro, em 1869, “As Aventuras de Nhô Quim”, escrita por Angelo Agostini.

“A comemoração da data é superimportante porque, por meio dela, são criados eventos e ocasiões que são locais de visibilidade para o artista. É uma forma de divulgar esse material para o público e para as editoras, mas também é um acesso para o artista independente entrar no mercado, no grande mercado editorial brasileiro”, pontuou Evaldo Vasconcelos, que trabalha como quadrinista no Amazonas há quase dez anos.

“Nos últimos anos, têm surgido vários artistas novos brasileiros, que estão tendo destaque tanto no mercado nacional quanto internacional. Hoje, tem diversos quadrinistas brasileiros trabalhando nos Estados Unidos, na Europa, e até mesmo no mercado japonês, com os mangás e tudo o mais. Isso tudo é fruto do esforço da comunidade em divulgar a cultura dos quadrinhos”, afirmou.

Por serem de fácil compreensão e assimilação das histórias contadas, as HQ’s se tornaram uma febre mundial, fazendo muito sucesso e trabalhando como um incentivo e introdução ao mundo da leitura, principalmente, para o público infantojuvenil. Sua linguagem coloquial, disposição de desenhos e utilização de elementos textuais simples cativou o público e transportou uma legião de fãs.

Quadrinhoteca

Desde o ano de 2023, a Biblioteca Pública do Amazonas tem em seu espaço a Quadrinhoteca, inaugurada no mês de janeiro, durante as celebrações do Dia do Quadrinho Nacional. Atualmente, a coleção conta com aproximadamente 2.500 itens, consolidando-se como um recurso valioso para todos os interessados na apreciação e pesquisa do universo dos quadrinhos.

“A ideia de criar esse setor surgiu da percepção da importância de valorizar os quadrinistas locais, servindo como inspiração para o estabelecimento de um espaço destinado a artistas, leitores, pesquisadores e entusiastas da nona arte”, explicou David Carvalho, bibliotecário na Biblioteca Pública do Amazonas.

De acordo com o bibliotecário, a coleção encontra-se completamente catalogada e dividida em categorias que abrangem quadrinhos regionais, nacionais, estrangeiros e raros, incluindo também posters e ilustrações de artistas locais.

“Hoje, o nosso espaço tem parcerias com quadrinistas para a realização de cursos, oficinas e palestras dentro do espaço. É uma ótima oportunidade para as pessoas que querem entrar nesse mundo das HQ ‘s”, completou David Carvalho.

Além dos eventos na Biblioteca Pública, a Galeria do Largo recebe todos os anos a Semana do Quadrinho, em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional. Por questões internas, o evento, que geralmente é realizado na última semana de janeiro, está previsto para o mês de abril, excepcionalmente neste ano de 2024.

Para Evaldo Vasconcelos, que faz parte do time de organizadores da Semana do Quadrinho, a ação é uma oportunidade de união da comunidade leitora. “Este evento, que realizamos desde 2019, tem sempre várias exposições de quadrinhos, além artistas locais e nacionais convidados. Desde a edição passada, além de artistas e brasileiros, a gente começou também a trazer editores. O objetivo é servir de ferramenta para a divulgação do trabalho desses quadrinistas, para que cada vez mais pessoas conheçam a cultura das histórias em quadrinhos”, declarou.

Fotos: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa