CULTURADOAM

Pesquisar

Dia do Quadrinho Nacional será comemorado no Largo de São Sebastião

Foto: Divulgação/Grupo Ajuri

Para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional, um grupo de artistas amazonenses preparou uma intensa programação que acontecerá na Banca do Largo, no Largo de São Sebastião. Serão três dias – desta quinta-feira (30/01) até o sábado (1º/02) – de atividades gratuitas, entre palestras, oficinas, exposição e feira de quadrinhos; além da apresentação de projetos a serem lançados, ainda este ano, pelos membros do grupo Ajuri, responsável pela organização do evento, que tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Dentre as obras anunciadas destacam-se as HQs “Ajuricaba”, de Ademar Viera, Jucilandy Jr e Crystieê Santos; “Trovão 2”, de Luiz Andrade; “No Rastro do Eldorado – Uma biografia de Silvino Santos”, de Evaldo Vasconcelos e Ricardo Souza (único artista de fora do estado, Ricardo é o ilustrador da HQ “Marighella #LIVRE”); “Maramunhã”, de Evaldo Vasconcelos e Rayanne Cardoso; e “A última flecha”, de Emerson Medina e Romahs Mascarenhas. As publicações foram contempladas no edital do Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura (Manauscult).

Outros artistas que lançarão trabalho no evento são Geovan Motter, com “T.E.A.M.” e “Totó 2”; Romulo Gama com “Sonho”, “O dedo do Meio” e “Amar é um lance Contraditório”; e o parintinense Levi Gama com “Teça e o Pássaro Negro” e “Caturama e a ilha dos Mistérios”.

Além dos trabalhos individuais, o grupo também divulgará a coletânea “Ajuri #2”, com trabalhos de todos os membros e com previsão de lançamento no segundo semestre.

Palestras e oficinas – O evento contará também com diversas palestras e oficinas. Na quinta-feira, acontecerão as palestras “Quadrinhos Amazonenses 2020”, com vários artistas; e “Palavras, Imagens e Artífices”, com Evaldo Vasconcelos.

As oficinas acontecerão nos dois últimos dias do evento. Na sexta-feira (31/01), terá “Produção, Divulgação e venda de quadrinhos”, com Evaldo Vasconcelos; e “Criação de personagens para quadrinhos”, com Luiz Andrade. Já no sábado (1º/02), será a vez de “Narrativa de Histórias em quadrinhos”, com Ademar Vieira; e “Fanzine, por onde começar?”, com Alberto Fermin.

Sobre a data – O Dia do Quadrinho Nacional foi instituído em 1984 e é uma referência a publicação, em 30 de janeiro de 1869, da primeira história em quadrinho brasileira: “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, do cartunista Angelo Agostini.

Programação de palestras e oficinas

Quinta-feira (30/01)

19h – Palestra “Quadrinhos Amazonenses 2020”, com vários artistas

20h – Palestra “Palavras, Imagens e Artífices”, com Evaldo Vasconcelos

Sexta-feira (31/01)

19h – Oficina “Produção, Divulgação e venda de quadrinhos”, com Evaldo Vasconcelos

20h – Oficina “Criação de personagens para quadrinhos”, com Luiz Andrade

Sábado (1º/02)

17h – Oficina “Narrativa de Histórias em quadrinhos”, com Ademar Vieira

18h – Oficina Fanzine, por onde começar?”, com Alberto Fermin

Serviço: Dia do Quadrinho Nacional Manaus – 2ª Edição

Data/hora: Quinta (30/01) e sexta-feira (31/01), das 18h30 às 21h30; e sábado (1º/02), das 16h30 às 20h30

Local: Banca do Largo, Largo de São Sebastião

Acesso: Gratuito

Você pode gostar