CULTURADOAM

Pesquisar

Djuena Tikuna apresenta sua música e saberes a universitários norte-americanos

Estudantes-músicos do MIT se encontraram com a artista indígena nesta quinta-feira

A cantora e compositora Djuena Tikuna, considerada uma das principais artistas indígenas do mundo, compartilhou sua arte, saberes e história, na manhã desta quinta-feira (30/03), com a comitiva de 80 estudantes-músicos do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que estão no Amazonas para um intercâmbio de imersão cultural e tecnológica entre artistas brasileiros e os estudantes-músicos do MIT.

O encontro dos estudantes norte-americanos com a artista indígena da etnia Tikuna se deu no Centro Cultural Povos da Amazônia, com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Djuena contou um pouco de sua história, cantou canções de seu repertório e conversou com os estudantes-músicos sobre a cultura e as músicas Tikuna, fazendo uma integração de conhecimentos com eles.

“É muito importante esse encontro e esse intercâmbio para eles conhecerem nossa realidade. Estamos em um lugar onde lutamos pela preservação. Então, eles vieram aqui para conhecer nossa conexão com a natureza e a nossa realidade”, afirmou Djuena.

Para a cantora, os estudantes estrangeiros saem daqui conhecendo melhor a diversidade dos povos indígenas e suas culturas. “Daqui eles vão sair com outro pensamento, diferente do que muitas vezes viraliza com um discurso torto. Conhecendo a realidade não só dos povos indígenas, mas também dos ribeirinhos, das pessoas que moram aqui, eles vão levar esse legado daqui do Amazonas”, opinou, ressaltando que as pessoas costumam ter uma visão muito estereotipada da região amazônica.

Doutoranda em Engenharia Mecânica, Talia Khan lembrou que, além de músicos, os estudantes são engenheiros, cientistas e pesquisadores. “A gente queria juntar esses dois aspectos: da tecnologia e da música. Então, trouxemos essas pessoas da jazz band do MIT para fazer essa troca de informações e essa troca musical. Aprendemos muito com a Djuena, que é uma artista experiente e muito famosa”, afirmou.

‘Hearing Amazonia’
O encontro da manhã desta quinta-feira (30/03) faz parte do projeto “Hearing Amazônia: Arte é Resistência”, um intercâmbio de imersão cultural e tecnológica, entre artistas brasileiros e os estudantes do MIT. A atividade tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).

A experiência vai culminar com a apresentação do espetáculo “Hearing Amazônia: Arte é Resistência”, nesta sexta-feira (31/03), a partir das 20h, com entrada gratuita, no Teatro Amazonas.

O show será promovido por integrantes do MIT Wind Ensemble, MIT Festival Jazz Ensemble, MIT Vocal Jazz, sob direção do famoso maestro americano Frederick Harris, apresentando composições de grandes artistas nacionais e mundiais. No mesmo palco, também estarão nove musicistas de Manaus, completando a formação oficial.

Além disso, a apresentação terá a participação especial da própria Djuena Tikuna; da vocalista e compositora de jazz Luciana Souza; da premiada clarinetista americana Anat Cohen; do clarinetista americano Evan Ziporyn; do famoso baterista brasileiro ganhador do Grammy Edu Ribeiro, além do ativista indígena José Neto. O espetáculo é coordenado pelos diretores musicais do MIT, Frederick Harris e Laura Grill Jaye.

Fotos: Divulgação/SEC

Você pode gostar