CULTURADOAM

Pesquisar

Documentários de artistas e personalidades amazonenses estão disponíveis no Portal da Cultura

Artistas plásticos, críticos de cinema e cinéfilos, agitadores e colecionadores culturais, fotógrafos, lendas do teatro e do esporte amazonense fazem parte da série de documentários de Sérgio Cardoso exibida pelo Governo do Amazonas, no Facebook da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, durante o período de isolamento social em prevenção à Covid-19. Os filmes estão todos disponíveis na rede social e no Portal da Cultura, na aba “Cultura sem sair de casa”.

Você pode acessar os filmes no Portal diretamente pelo link bit.ly/cinedecasaportal. Já a lista de reprodução no Facebook, você acessa aqui bit.ly/cinedecasaface.

Neste sábado (25/07), às 19h, será exibido o último filme da série “Cine sem sair de Casa”. Trata-se do documentário “Jerusa Mustafa – A Pianista da Cidade”, sobre a principal intérprete amazonense da obra dos compositores eruditos Frederico Chopin e Franz Liszt no século 20 e professora responsável pela formação de gerações de artistas por meio do “Conservatório de Música Joaquim Franco”. 

De acordo com Sérgio Cardoso, que assina o roteiro e direção dos curtas e longas-metragens exibidos, o objetivo das obras era preservar a memória da cidade. “Manaus é uma cidade que, muitas vezes, não tem memória. Estes artistas e personalidades precisam ser preservados para que novas gerações os conheçam. Muitos deles já não estão conosco e por meio destes filmes, podemos nos lembrar deles e lembrar da Manaus em que eles habitavam. Fiz estes filmes pela memória e pelo meu amor ao cinema”, afirmou o artista plástico.

Além da obra deste sábado, já foram exibidos, ao todo, 16 filmes no Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam) que juntos acumulam mais 11 mil visualizações. Entre os destaques estão documentários sobre os artistas Óscar Ramos, Roberto Evangelista, Joaquim Marinho, Jair Jacqmont, Hahnemann Bacelar e grandes personalidades do esporte, como Carlos Zamith, Amadeu Teixeira e Arnaldo Santos, entre outros.  

O jornalista Leanderson Lima viu três dos filmes exibidos na rede social e elogiou a proposta. “Os filmes são de uma preciosidade muito grande. Temos um problema muito grave que é a falta de memória no Brasil, então, apresentar para as pessoas estes amazonenses que são icônicos, com histórias contadas com sensibilidade, é uma proposta muito legal”, afirma. 

Fernando Jr., artista plástico que foi tema de um dos filmes produzidos por Sérgio Cardoso, também aprovou a iniciativa. “Foi uma forma de democratizar ainda mais a cultura durante o momento de pandemia”, comentou.

Cultura sem sair de casa –  Iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o “Cultura Sem Sair de Casa” disponibiliza diversas atividades, tais como Gincana do Livro; documentários; cursos completos de Teclado, Violão, Desenho e até espetáculos direto do palco do Teatro Amazonas.

São oferecidas aulas virtuais por meio do projeto “Praticarte”, com professores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro; performances dos Corpos Artísticos; além do #FicaNaRedeManinho, com vídeos contemplados no edital. Para quem acompanha a temporada de lives, tem ainda a “Agenda Virtual”, com o calendário de apresentações realizadas nas redes sociais de artistas e casas noturnas locais.

@serjoA Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa está no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter (@culturadoam) e no aplicativo Cultura.AM.

Você pode gostar