CULTURADOAM

Pesquisar

Eleitos para o Conselho Estadual de Cultura têm nome confirmado em lista definitiva

A Comissão Especial Eleitoral do Conec homologou o resultado da eleição como oficial e encaminhou para a publicação

O Conselho Estadual de Cultura (Conec) já tem os nomes dos conselheiros que vão compor o colegiado no biênio 2024/2025. Foi publicada a lista definitiva com o resultado das eleições, realizadas no dia 29 de novembro, seguidas de um prazo para recursos.

A Comissão Especial Eleitoral do Conec recebeu cinco recursos e denúncias, que foram devidamente analisados pelos membros da comissão. Dos recursos, três não chegaram a ser recebidos por estarem fora do prazo. Os outros dois foram indeferidos. As duas denúncias também foram indeferidas pela comissão.

Diante do fim da fase recursal, conforme deliberação final, a Comissão Especial Eleitoral do Conec homologou o resultado da eleição como oficial e encaminhou para a publicação

O processo eleitoral abrangeu todo o estado do Amazonas, com a participação de fazedores de cultura residentes no estado e inscritos no Cadastro Estadual da Cultura. Não puderam participar do pleito fazedores de cultura que têm domicílio em outros estados, ainda que temporariamente.

Foram eleitos conselheiros para uma vaga de titular e uma vaga de suplente para os seguintes segmentos culturais: Artes Visuais e Novas Mídias, Audiovisual, Circo, Cultura Afrodescendente, Cultura Indígena, Cultura Popular de Matriz Ibérica, Dança, Folclore e Carnaval, Literatura, Música e Teatro.

Tanto eleitores quanto candidatos precisaram se tornar aptos a participar do pleito, cuja votação foi um ato democrático não obrigatório, envolvendo os diversos segmentos culturais representados no Conec.

De um universo de 790 eleitores que se credenciaram, 677 votaram. O segmento da dança foi que mais reuniu eleitores: foram 147 votos. O segmento que mais teve candidatos, totalizando seis postulantes ao cargo de conselheiro, foi o de Cultura Indígena.

Por outro lado, os segmentos de Teatro e Cultura de Matriz Ibérica apresentaram uma única candidata, cada um, sendo as duas postulantes eleitas com a totalidade dos votos de seus respectivos segmentos. Não foram eleitos, portanto, suplentes para Teatro e Cultura de Matriz Ibérica.

A eleição com resultado mais apertado foi da cadeira de Música, na qual Daniela de Souza Nascimento venceu, com 23 votos, Mencius Melo Figueiredo, que teve 22 votos e deve ficar como suplente da vaga.

Lista definitiva de eleitos

Artes Visuais e Novas Mídias
Dudson Campos Carvalho

Audiovisual
Pedro Henrique Secatti Cacheado

Circo
Vanderley Pinheiro

Cultura Afrodescendente
Wellisson Brito Batista

Cultura Indígena
Ludimar Nunes Gonçalves

Cultura Popular de Matriz Ibérica
Lucimar Bezerra Marques

Dança
Marcos Andre Durand Pereira

Folclore e Carnaval
Elson Silva da Rocha

Literatura
Álvaro Serrão Monteiro

Música
Daniela de Souza Nascimento

Teatro
Jordania Damasceno Galdino

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Você pode gostar