CULTURADOAM

Pesquisar

Em Envira, Secretaria de Cultura e Economia Criativa mapeia trabalhadores do setor

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, unidade de Envira, iniciou um trabalho de mapeamento dos profissionais que atuam no setor cultural no município, localizado a 1.208 quilômetros de Manaus. O objetivo é inscrever os trabalhadores no Cadastro Estadual de Cultura para que tenham acessos a editais e benefícios do Governo do Amazonas. 

“Nós estamos com um trabalho intenso no interior para abranger os trabalhadores da cadeia produtiva da cultura nos municípios. Muitos deles não têm meios para se inscrever e ter acesso aos benefícios do Governo do Amazonas. Em Envira, com os nossos colaboradores do Liceu, vamos estabelecer uma central para inscrever os profissionais no Cadastro após este primeiro levantamento”, explica o secretário Marcos Apolo Muniz. 

De acordo com a coordenadora geral do Liceu em Envira, Eriana Torquato, até o momento, foi realizado um levantamento, em parceria com a Secretaria de Cultura do município, de 44 pessoas que atuam ou têm ligação com o setor cultural. Além do levantamento, a equipe do Liceu realiza entrevistas com os profissionais. 

“Descobrimos um luthier autodidata que fabrica os instrumentos com ferramentas caseiras, e que faz um trabalho primoroso. Além de artesãos que sobrevivem do próprio trabalho, pintores e também trabalhadores do audiovisual”, disse Eriana.

“Com orientação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e da diretoria do Liceu em Manaus, temos também ido às casas desses trabalhadores e conhecido a fundo o trabalho deles. É muito gratificante, pois temos muitos talentos potenciais no município, é uma ação que é inédita em Envira e que com certeza vai gerar bons frutos”, ressalta a coordenadora.

Após realizar este contato, a meta é inscrever os trabalhadores no Cadastro Estadual de Cultura, do Governo do Amazonas, até a próxima semana. A ferramenta é essencial para que os profissionais que façam parte da cadeia produtiva da cultura tenham acesso aos editais do Estado, uma vez que estar na plataforma é requisito para participar dos certames.

O trabalhador da cultura  que quiser fazer parte do Cadastro e ver quais documentos e informações são necessárias, basta acessar o link: https://cadastroestadual.cultura.am.gov.br/.

Você pode gostar