CULTURADOAM

Pesquisar

Em nova rodada de reuniões, profissionais de setores da cultura debatem sobre a Lei Paulo Gustavo

As reuniões acontecem até dia 20/05, no Cineteatro Guarany

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa reuniu, nesta quarta-feira (17/05), no Cineteatro Guarany, os profissionais da cultura, para discutir sobre as demandas relacionadas aos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG). Participaram das reuniões, os representantes da Música, pela manhã, e do Carnaval, Folclore e Arte Popular, na parte da tarde.

Segundo o conselheiro de Cultura do segmento musical, Everaldo Barbosa, essa é a fase final para a publicação dos editais, sendo esse um momento para os artistas tirarem suas dúvidas sobre o tema. “Nessa nova rodada de reuniões, serão apresentados os resultados das propostas feitas nas primeiras reuniões setoriais”, afirma Everaldo, que define essa fase como um processo produtivo para a cultura.

Com o decreto de regulamentação lançado, os recursos da LPG irão beneficiar os trabalhadores do setor cultural, como uma ação emergencial de fortalecimento das classes artísticas em vulnerabilidade nesse período pós-Pandemia. Para o compositor Marquinhos Negritude, essa iniciativa é fundamental para a democratização da arte.

“Durante a Pandemia eu tive muita dificuldade, já compus diversos sambas-enredo campeões do Carnaval mas hoje ninguém me reconhece. E assim como eu, conheço muita gente passando pelo mesmo. Para democratizar a arte é preciso dar abertura para esse público que muitas vezes é invisível”, ressalta Marquinhos.

O presidente da Quadrilha Diversidade “Keroeclose”, Douglas Araújo, participou da reunião e enfatizou a importância da inclusão de grupos do folclore. “Assim como a “Keroeclose”, muitas outras quadrilhas têm dificuldades de conseguir recursos para apresentações. Espero que as verbas sejam devidamente distribuídas e todos sejam contemplados através dessa Lei”, conclui Douglas.

Próximas reuniões

18/05 – das 10h às 12h – Artes Visuais, Artesanato, Livro, Leitura, Literatura e HQs
18/05 – das 14h às 16h – Equipamentos Culturais, Produtores e Áreas Técnicas
19/05 – das 10h às 12h – Povo Negro
19/05 – das 14h às 16h – Hip-Hop
19/05 – das 18h às 20h – Comunidade LGBTQIAPN+
20/05 – das 10h às 12h – Povos Indígenas
20/05 – das 14h às 16h – Patrimônio Cultural e Pesquisa

Fotos: Marcio James (Economia de Cultura e Economia Criativa)

Você pode gostar