EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

CULTURADOAM

Em Parintins, Estação +Cultura conquista público com atrações gratuitas

Localizado no Estádio Tupy Cantanhede, o espaço funciona até domingo (26/06), das 9h às 17h

Fotos: Liam Cavalcante/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

No palco da Estação +Cultura tem música, dança e manifestações folclóricas, nos estandes, obras de arte e adereços nas cores dos bois Caprichoso e Garantido, além de espaços instagramáveis que encantaram o público nesta quinta-feira (23/06), no estádio Tupy Cantanhede, em Parintins. A ação faz parte do “Circuito +Cultura”, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), e funciona até domingo (26/06), das 9h às 17h, com acesso gratuito.

Neste 55° Festival Folclórico de Parintins, que promete ser o maior da história, uma programação alternativa foi montada para atender a turistas e moradores no município.

A técnica de enfermagem Socorro Correia veio de Manaus para a festa e afirmou que se apaixonou pelo espaço dedicado à cultura da Ilha Tupinambarana.

“Estou gostando de estar aqui em Parintins de novo, está sendo ótimo, uma maravilha estar aqui de novo. A Estação +Cultura é muito bem organizada e acolhedora, gostei muito. Pode vir gente!”, afirmou a torcedora azulada.

A parintinense Soriany Neves destacou a importância do espaço para valorização de diferentes manifestações folclóricas que vão além do Bumbódromo.

“O Governo acerta em ampliar os espaços de Cultura em Parintins, porque nós somos muito carentes. Apesar de termos muita pluralidade nos movimentos, os espaços culturais precisam ser ampliados”, comentou a visitante da Estação.

Economia Criativa

A Estação +Cultura também oferece a oportunidade para que os artistas parintinenses divulguem o trabalho desenvolvido e fortaleçam a geração de renda no município.

Integrante do Coletivo de Mulheres Artistas Tamo Juntas, Cristiane Amazonas é uma das expositoras do local. O estande oferece camisas e obras de artes para venda no espaço.

“É muito gratificante estar aqui e ter um espaço como esse para gente expor o nosso trabalho”, afirmou.

Apresentações

Nesta quinta-feira (23/06), a tradição das Pastorinhas de Parintins foi apresentada para os visitantes. Em cordões que se reúnem e saem pelas ruas da cidade em cortejo, mostrando a essência da brincadeira para celebrar o nascimento do menino Jesus Cristo, as integrantes repassam a manifestação folclórica de geração para geração

“Não tem preço que venha cobrir o amor que temos por este trabalho”, ressaltou a pastorinha, Mara Siderval.

Circuito +Cultura

Uma série de atividades alternativas estão rolando em Parintins, dentro do projeto “Circuito + Cultura”, que conta ainda com a visitação mediada ao Bumbódromo, das 9h ao meio-dia, e o Trio Panavueiro, com shows das 15h às 17h, com acesso gratuito.

Você pode gostar