O Setor é responsável pelo agendamento das visitas educativas de Instituições de Ensino das esferas pública, privada (Educação infantil, Fundamental, Médio, Superior e Curso técnico) e organizações sociais do Estado, que desejam conhecer os Equipamentos Culturais administrados por esta Secretaria.
Caso sua escola queira realizar uma visita educativa gratuita, orientamos que seja dado entrada por meio de ofício no protocolo virtual ou documento físico na sede da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, endereçado ao Secretário de Cultura descrevendo: Sugestão de dia, horário, local que deseja visitar, quantidade de estudantes, série/ano, idade e contato da instituição.
As visitas educativas voltadas para estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, podem ser solicitadas para que ocorram junto aos Projetos Educativos criados por este setor, com o objetivo de promover uma experiência lúdico-pedagógica e que construam um diálogo com os temas de Educação Patrimonial, Cultura e Arte.
Projetos Educativos
PROJETO PIQUENIQUE NO JARDIM
O grupo escolar é recebido no jardim do espaço cultural para iniciar as atividades da visita educativa. Seguindo um roteiro a equipe da CAE após realizar a recepção do público, direciona a turma para conhecer as dependências do centro cultural e ao retornarem ao jardim, são desenvolvidas as atividades educativas e recreativas:
- Contação de histórias e Lendas Amazônicas;
- Brincadeiras populares;
- Momento Meio Ambiente;
- Cineminha;
- Oficina de arte;
- Momento do lanche coletivo.
Espaços culturais sugeridos:
- Centro Cultural Palácio Rio Negro;
- Centro Cultural dos Povos da Amazônia.
O projeto foi idealizado pelo Pedagogo e Arte Educador, Ricardo Lopes, e tem a monitoria da equipe de estagiários.
Projeto “É hora de brincar”
O Projeto Educativo “É Hora de Brincar” surgiu com a proposta de resgatar as brincadeiras populares e aproximar a família e comunidade.
Tendo por base o desenvolvimento da criança como um processo de construção social e cultural, o projeto tem por finalidade oportunizar situações e condições que estimulem o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança.
Direcionado ao público de 4 a 12 anos, o “É Hora de Brincar” tem como objetivo proporcionar situações onde a criança aprenda brincando, com auxílio de seu responsável e apoio de monitores.
- Brincadeiras populares (pula-corda, amarelinha, cabo de guerra, barra-bandeira, entres outras);
- Oficina de desenhos e pintura;
- Mediações de leitura e contação de histórias;
- Momento musical.
Espaços culturais sugeridos:
- Centro Cultural Palácio Rio Negro;
- Centro Cultural dos Povos da Amazônia;
- Casa Cultural Usina Chaminé;
- Palacete Provincial.
O projeto foi idealizado pelo Pedagogo e Arte Educador, Ricardo Lopes, e tem o apoio técnico dos profissionais Baldoino Leite e Everton Bacury e a monitoria da equipe de estagiários.
Para maiores informações entrar em contato por telefone (92) 3215-4622 ou pelo e-mail: central.ae@cultura.am.gov.br