CULTURADOAM

Pesquisar

Palacete Provincial

Funcionamento

Segunda, Terça, Quinta, Sexta e Sábado – 9h às 15h.

Entrada gratuita

Endereço

Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro – Manaus/AM

Contatos

Email: demus@cultura.am.gov.br / palaceteprovincial@cultura.am.gov.br

Telefone: (92) 3631-3632 / (92) 3631-6047

Acessibilidade para deficientes

Conta com acessibilidade, rampa, sinalizador tátil no piso dos corredores, entrada e porão.

O Palacete Provincial abriga três Museus de diferentes linguagens: Museu da Imagem e do Som (Misam), Museu de Numismática do Amazonas, Museu Tiradentes, Pinacoteca do Estado, além da Exposição de Arqueologia.

O prédio foi fundado em 1874 e, por mais de 100 anos, funcionou como Quartel da Polícia Militar do Amazonas. Em 24 de março de 2005, passou por um restauro, sendo reinaugurado em 2009, com o espaço sendo aberto para visitação pública e gratuita, recebendo visitantes interessados em conhecer os acervos e coleções de artes dos museus, e que também participam dos eventos culturais que acontecem no local, atraindo crianças, jovens e adultos. A Praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da Polícia), em frente ao prédio, é uma extensão do passeio ao local.

A Pinacoteca tem quadros, fotos e gravuras de artistas locais, nacionais e internacionais. O Museu de Numismática conta com um acervo de mais de 35 mil peças e moedas antigas. O da Imagem e do Som tem DVDs e CDs para exibição gratuita no local. O Museu Tiradentes homenageia os bombeiros e a polícia do Estado, com armas e fardas em exposição. Enquanto a Exposição de Arqueologia reproduz escavações e artefatos descobertos na região.

Acervo: 400 mil itens