CULTURADOAM

Pesquisar

Teatro Américo Alvarez

Funcionamento

Administração: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Ocupação artística: De segunda a sábado, das 8h às 17h

Endereço

Rua Ramos Ferreira, 1512 – Centro – Manaus/AM

Contatos

E-mail: dcculturais@cultura.am.gov.br

Telefones: (92) 3090-6802

Acessibilidade para deficientes físicos.

Inaugurado no dia 05 de novembro de 1986 com o nome de Teatro dos Artistas e dos Estudantes, funcionou até 1990 como Centro de Estudos e Pesquisas de Artes Cênicas, onde eram realizados cursos de iniciação ao teatro e dança, apresentação de espetáculos e mostras de teatro estudantil, vinculadas à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, criando uma nova geração de atores e bailarinos no Amazonas.

Em 1992, o espaço foi reformado e batizado com o nome atual, em homenagem ao teatrólogo, radialista e animador cultural Américo Alvarez. Em 1997, o teatro encerrou as atividades para ser reconstruído, modernizado e reinaugurado em 2001, quando passou a ser administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O projeto cênico e a concepção geral inicial da obra são do administrador cultural, diretor e autor de textos teatrais Sérgio Cardoso.

O Américo Alvarez contempla 110 lugares e atualmente é utilizado pela Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), para realização de atividades pertinentes aos cursos da instituição.