Espetáculo ‘Esse Canto Dança’ propõe viagem lúdica e reflexiva para crianças no palco do Teatro Amazonas

Espetáculo terá uma sessão especial gratuita no Dia das Crianças, às 11h, no Teatro Amazonas

Foto: Aguilar Abecassis / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Dando início às celebrações do mês da criança, na quarta-feira (1º/10), o palco do Teatro Amazonas recebeu a estreia do espetáculo “Esse Canto Dança”, do Corpo de Dança do Amazonas (CDA). A montagem integra a programação do Festival de Teatro da Amazônia, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A obra se constrói por meio da mistura entre dança, teatro e visualidades marcantes, utilizando máscaras inspiradas na Commedia dell’Arte, que dialogam com a cultura popular brasileira. Esses elementos, segundo os diretores Fábio Moura e Talita Menezes, criam uma atmosfera lúdica e fantástica capaz de comunicar temas profundos às crianças com sensibilidade e afeto.

O espetáculo propõe um mergulho sensível em questões contemporâneas, inspiradas nos deslocamentos humanos, fluxos urbanos e experiências de pertencimento. Entre as provocações, emerge a pergunta: “o que é a sua casa quando ela precisa caber no seu corpo?”.

“Embora tratemos de assuntos complexos, acreditamos na potência das crianças em acessar essas conversas. Nosso caminho é o brincar, a poesia e a imaginação coletiva”, explicou a diretora Talita Menezes.

Para o diretor Fábio Moura, o espetáculo celebra a pluralidade como riqueza, revelando que a vida se expande quando se dança junto. “Essa linguagem visual nos permite dialogar com as crianças de forma potente, porque elas transitam naturalmente entre realidade e imaginação. Esse Canto Dança constrói, assim, um espaço de travessia coletiva”, concluiu.

O público também terá a oportunidade de assistir novamente ao espetáculo em uma sessão especial no Dia das Crianças (12/10), às 11h, com entrada gratuita, no Teatro Amazonas.

Dança, Arte, Escola

Além das apresentações no Teatro Amazonas, Esse Canto Dança também integra o projeto “Dança, Arte, Escola”, levando o espetáculo para escolas, centros culturais e espaços públicos da cidade.

A entrada nos espetáculos educativos ocorre mediante cadastro prévio com o departamento de Arte e Educação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (www.cultura.am.gov.br/espacos-culturais/central-de-arte-e-educacao/).

Programação

14/10 – 10h – Teatro da Instalação (entrada com cadastro prévio)

14/10 – 14h – Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (gratuito)

16/10 – 10h – Teatro da Instalação (entrada com cadastro prévio)

16/10 – 14h – Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola (gratuito)

19/10 – 17h – Parque Rio Negro (gratuito)

Você pode gostar