CULTURADOAM

Pesquisar

Espetáculo ‘Mulheres da Ópera’ é apresentado aos alunos da Fundação Bradesco

Foto: Michael Dantas/SEC

As vozes femininas do mundo operístico ecoaram na manhã e tarde de quarta-feira (22/5), dentro da Fundação Bradesco, no bairro Dom Pedro, em mais uma apresentação do “Mulheres da Ópera”, espetáculo que faz parte da programação do 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO).  Além de exaltar as famosas personagens dentro da história musical, o espetáculo propõe uma reflexão sobre a representação feminina na sociedade.

O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio master do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura.

Na Fundação, as apresentações pela manhã foram realizadas com as cantoras Mirian Abad, Raquel Queiroz e Kelly Fernandes. Pela tarde, as apresentações foram de Yara Stravaganzzi, Carol Martins e Elane Monteiro.

O diretor da Fundação Bradesco em Manaus, Carlos Zacarias de Paula Neto, destacou que o espetáculo amplia o horizonte de conhecimento dos alunos.

“A Fundação Bradesco tem um trabalho com relação à educação que envolve a formação integral dos alunos. Privilegiamos não só a questão cognitiva, como também a emocional e a afetiva. Ao tomar conhecimento do Festival de Ópera e saber da possibilidade de visitarem a escola e apresentarem o espetáculo, vimos uma oportunidade de ampliar o universo dos alunos com relação ao conhecimento artístico. Muitos deles nunca assistiram a uma ópera. Foi uma oportunidade única e vai abrir um leque de conhecimento, de outros saberes”, declarou.

Foto: Michael Dantas/SEC

Estudante da 2ª série da Fundação Bradesco, a jovem Adriane Martins Guedes, 16, ressaltou os detalhes das técnicas das cantoras que se apresentaram. “Eu vejo que tem todo um trabalho por trás, acho muito lindo. Eu sempre quis ver de perto, mas nunca tive oportunidade de ir ao teatro. E fiquei muito feliz quando soube que a escola iria trazer um espetáculo de ópera aqui”, comentou.

“Eu acho bem bacana ter uma apresentação de ópera na escola. Isso amplia a noção de cultura dos alunos. Acho bem importante para nós e para toda a população essa noção de cultura da nossa região”, disse Judha Isaac Son, 17, aluno da 3ª série da Fundação Bradesco.

A secretária executiva da SEC, Sigrid Cetraro, destacou a importância de levar aos estudantes a ação cultural. “No Festival de Ópera nós podemos observar a presença de um público muito jovem. É uma enorme satisfação poder proporcionar esse momento a essa plateia, que anseia por espetáculos dessa natureza”.

Apresentações – “Mulheres da Ópera” conta com elenco estrelado, formado pelas sopranos Carol Martins, Elane Monteiro, Mirian Abad e Raquel de Queiroz; e as mezzo-sopranos Kelly Fernandes e Yana Stravaganzzi, que na apresentação são acompanhadas pelo pianista Pedro Panilha.

Para conhecer mais sobre a atuação da Fundação Bradesco, basta acessar o site: fundacao.bradesco

Você pode gostar