CULTURADOAM

Pesquisar

Espetáculo ‘Preciso Falar’ inicia circulação pelo interior do Amazonas neste fim de semana

‘Lola’, palhaça de Daniely Lima
Foto: Larissa Martins

A Cacompanhia de Artes Cênicas inicia neste fim de semana a circulação do espetáculo ‘Preciso Falar’ por municípios do interior do Amazonas. A peça explora a linguagem da palhaçaria feminina para tratar da solidão da mulher negra. As primeiras localidades a receberem o projeto serão Novo Airão, no sábado (26/06), e Manacapuru, no domingo (27/06), com entrada gratuita, faixa etária mínima de 12 anos, e respeitando os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19 estabelecidos pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM).

A apresentação em Novo Airão iniciará às 17h30, na igreja Missão Global da Fé, localizada na Rua Joséfa Savedra, 97. Já o município de Manacapuru receberá o projeto no domingo, às 16h, na Escola Estadual José Mota, situada na Rua João de Deus, 2092. Com Daniely Lima no elenco e direção de Jean Palladino, ‘Preciso Falar, a Circulação’ foi contemplada pelo Prêmio Encontro das Artes, promovido pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. 

Espetáculo – ‘Preciso Falar’ aborda narrativas pessoais e coletivas da vivência, enquanto mulher negra, de Lola, a palhaça de Daniely. “O espetáculo é um grito. Começou com um desejo de denúncia e de colocar o assunto em pauta. Lola, a minha palhaça, conta as nossas memórias da infância, adolescência, início da fase adulta e como é estar inserida em uma universidade”, explica Daniely Lima. “A partir de cada fase, ela vai desenhando territórios no chão. Para cada um, Lola dá vida a um personagem que atravessou esses momentos de micro e macro violências simbólicas”, disse a atriz, que também assume a dramaturgia em parceria com Palladino.

Dialogando com a comunidade – A circulação pelo interior do Amazonas e na periferia de Manaus é um desejo antigo da produção. “Temos como público-alvo mulheres, jovens e adolescentes, que estão em fase de descoberta e reconhecimento enquanto indivíduos no mundo. É muito válido compartilhar nosso processo. Circular era algo que almejamos há muito tempo e estou feliz”, complementou Daniely. 

Após cada apresentação, uma roda de conversa mediada pela artista Andreza Afro Amazônica ocorrerá para levantar questões sobre o espetáculo, a negritude e demais temáticas pertinentes.

As atividades de ‘Preciso Falar, a Circulação’ ocorrerão até o fim de julho, passando por Itacoatiara (03/07), Itapiranga (04/07), Careiro da Várzea (18/07), Autazes (24/07), Maués (31/07) e Nova Olinda do Norte (data a confirmar). A programação e mais informações podem ser encontradas nos perfis no Instagram @daniely.lima_ e @cacompanhia ou pelo site www.cacompanhia.com.

Ficha Técnica
Daniely Lima –  Atriz e Dramaturga 
Jean Palladino – Diretor e Dramaturgo 
Kelly Vanessa – Produção 
Andreza Afro Amazônica – Provocadora Cênica 
Fotografa –  Laryssa Gaynett

Serviço: Circulação do espetáculo ‘Preciso Falar’
Onde: Novo Airão (26/06), Manacapuru (27/06), Itacoatiara (03/07), Itapiranga (04/07), Careiro da Várzea (18/07), Autazes (24/07), Maués (31/07) e Nova Olinda do Norte
Quanto: Gratuito
Faixa Etária: 12 anos

Você pode gostar