CULTURADOAM

Pesquisar

‘Estilhaços Literários – Literatura Periférica’, acontece nesta sexta-feira (16/04)

*Com informações da assessoria

Nesta sexta-feira (16/04), às 17h, acontece, em formato híbrido, a 10ª edição do sarau “Estilhaços Literários – Literatura Periférica”. A atividade tem o objetivo de promover o acesso de eventos literários aos moradores da periferia, e debater a importância da literatura como ferramenta de inclusão e transformação social. Em 2021, visando atender às recomendações sanitárias de combate à pandemia, o evento será transmitido pelo canal do YouTube “Na Tora Produções & Eventos”. 

Contemplado pelo prêmio Feliciano Lana,  promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, como parte das ações da Lei Aldir Blanc no Amazonas, o projeto contará com a participação das poetas Silvia Grijó, Jalna Gordiano, Laís Fernanda Borges, do chargista Gilmal, e dos escritores Zemaria Pinto, Simão Pessoa, Victor Hugo Neves, Max Caracol e Rojefferson Moraes

Sobre o projeto – “Estilhaços Literários” acontece desde 2017, quando, instigado pela ausência de eventos literários na cidade, o produtor cultural Rojefferson Moraes, juntamente com outros escritores, fanzineiros e chargistas resolveram criar este espaço de diálogo, que teve como primeiro reduto o Bar Caldeira. 

“Vivemos um período da história desse país em que produzir arte se transformou num ato de resistência, e levar essas linguagens artísticas para a periferia demonstra o comprometimento social dos artistas, principalmente nesse contexto de pandemia”, afirma Rojefferson.  

Com quatro edições seguidas, toda última segunda-feira de cada mês, o sarau literário passou a ser itinerante, e passou por diferentes lugares, e ocupou diversos espaços, como o Sinttel/AM – Sindicato dos Trabalhadores, em Empresas de Telecomunicações do Estado do Amazonas, sebo O Alienista, localizado na Praça Heliodoro Balbi, Escola Estadual Júlio César de Moraes Passos, localizada no bairro Cidade Nova, e agora aporta no Galpão do Bem, equipamento social do coletivo Soul do Monte, o qual Rojefferson Moraes é coordenador.

Você pode gostar