CULTURADOAM

Pesquisar

Estreia do projeto “CDA Visita” encanta 250 meninas da Casa Mamãe Margarida

Foto: Michael Dantas/SEC

Olhares atentos, sorrisos no rosto e muitos suspiros e gritinhos. Essas foram algumas das reações de 250 crianças e adolescentes a cada movimento dos bailarinos em “Carnaval dos animais”, espetáculo que o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) apresentou na estreia do projeto “CDA Visita”, na manhã desta sexta-feira (23/08), na Casa Mamãe Margarida, na zona leste de Manaus. O projeto promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), levará apresentações de dança para diversas instituições assistenciais.

Para Eneila Lima, gestora escolar da Casa Mamãe Margarida, o projeto levou encantamento e motivação para as meninas.

“Achei fantástico porque a visita do grupo possibilitou o acesso à arte para as meninas. Muitas delas sonham em ser bailarinas, atrizes, e a apresentação alimentou os sonhos, motivou as meninas a sonhar e a acreditar que elas podem conseguir”, afirmou. “Elas ficaram encantadas com o trabalho do grupo, que é belo, que dignifica, que trouxe paz e esperança para as meninas, trouxe arte. E a arte traz grande benefício para as nossas vidas”, pontuou.

Para o diretor do CDA, Getúlio Lima, a apresentação de estreia atingiu o objetivo do grupo, que é ampliar o acesso às coreografias da companhia e possibilitar ao artista a experiência que o envolve no contexto social.

“Foi emocionante! É legal perceber que conseguimos tocar as crianças de maneira positiva, e espero que isso possa reverberar na vida delas de alguma maneira”, comentou. “Também conhecemos um pouco da história delas: como são, de onde vêm, o que elas sofrem, qual condição social elas têm. É gratificante saber que, com o pouco que fizemos, já conseguimos ajudar”.

Público – A.H*, de 9 anos, assistiu, pela primeira vez, a um espetáculo de dança e ficou emocionada. “Foi muito lindo, perfeito! Dava para ver que eles estavam dançando com muito gosto. Não tenho palavras para descrever a emoção porque essa foi a primeira vez que assisti a um espetáculo de dança”, disse. “Eu amo dançar e achei incrível. O que mais gostei foi a parte do casal de bailarinos no final”.

G.C*, de 10 anos, também estreou na plateia de um espetáculo e disse que gostaria de assistir a muitos outros. “Achei muito legal! Os bailarinos deram um show lá no palco. Gostei muito quando eles davam aqueles saltos bem altos. Foi linda a apresentação. Quero assistir a outras”.

FOTO: Michael Dantas/SEC

No final da apresentação, as crianças puderam conversar com os bailarinos, e muitas delas quiseram guardar uma recordação daquele momento, transformando a atividade numa inusitada sessão de autógrafos.

Neste sábado (24/08), o “CDA Visita” apresentará “Carnaval dos animais” na Casa Vhida, às 10h. Nesta primeira temporada, o CDA visitará também a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Abrigo Moacyr Alves, Fundação Dr. Thomas e Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc).

A instituição – A Casa Mamãe Margarida é uma instituição sem fins lucrativos que atua em Manaus há 33 anos. Atende meninas de 5 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Funciona também como escola de tempo integral, além de acolher 40 meninas que moram no espaço. Para conhecer e/ou colaborar com o trabalho da Casa Mamãe Margarida, o telefone de contato é o (92) 3248-2331.

*Os nomes foram omitidos para preservar a identidade das crianças

Programação “CDA Visita”

Sábado (24/08)

10h – Casa Vhida, com “Carnaval dos animais”

Dia 29 de agosto

10h – Apae, com “Carnaval dos animais”

Dia 30 de agosto

10h30 – Abrigo Moacyr Alves, com trechos de “A quem será que se destina?”

Dia 17 de setembro

9h30 – Fundação Dr. Thomas, com trechos de “A quem será que se destina?”

Você pode gostar