Evento em homenagem ao Dia do Quadrinho e concertos da Orquestra Amazônica encerram programação de férias da SEC

Orquestra Amazônica. Foto: Michael Dantas

A programação de férias promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), neste mês de janeiro, encerra com as atividades que serão realizadas em homenagem ao Dia do Quadrinho Nacional, no Largo de São Sebastião, e com concertos da Orquestra Amazônica, no Teatro Amazonas. O Centro Cultural dos Povos da Amazônia também terá uma programação infantil.

Comemorado nesta quarta-feira, 30 de janeiro, o Dia do Quadrinho Nacional vai ganhar uma programação especial, em Manaus. Neste dia, os quadrinistas amazonenses estarão reunidos no espaço em frente à Banca do Largo, no Largo de São Sebastião, a partir das 19h, numa programação que inclui palestras e venda de quadrinhos autorais, com direito a autógrafos.

O encontro é promovido pelo Grupo Ajuri, coletivo de artistas que une 30 membros com produção de quadrinhos, charges e tiras. O grupo, que também comemora um ano de criação, já divulgou a produção amazonense em eventos como o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), realizado em Belo Horizonte (MG), e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba (PR).

Um dos pontos altos do evento será o anúncio de trabalhos que o grupo pretende lançar este ano. O destaque é a revista “Manaus: 350 anos de Histórias”. Trata-se de um quadrinho com mais de 100 páginas, recontando os principais fatos da história de Manaus. A previsão de lançamento é em outubro, durante a comemoração da fundação da cidade.

O evento no Largo contará com exposição de ilustrações de artistas manauaras, como Ademar Vieira, Alberto Fermin, Cezar Souza, Eunuquis Aguiar, Geovan Motter, Gilmal, Gusmão Silva, Izabelle Regina, Lorenna Souza, Luiz Andrade e Rayanne Cardoso; os parintinenses Romahs Mascarenhas, Levi Gama e Rafaela Pimentel; e a marroquina Malika Dahil.

Orquestra Amazônica – A Orquestra Amazônica se apresenta nesta quarta e quinta-feira (30 e 31/1), no Teatro Amazonas, às 20h. O evento tem entrada a R$ 60 para as frisas e plateia, com gratuidade para os demais assentos nos três pavimentos.

Sob regência do maestro Marcelo de Jesus, o programa conta com obras de Mozart (“Pequena Serenata Noturna”), Villa-Lobos (“Prelúdio Bachianas nº 4”), Villani Côrtes (“5 Miniaturas Brasileiras”), Claudio Santoro (“Ponteio”) e César Guerra-Peixe (“Mourão”).

Maestro e diretor dos Corpos Artísticos da SEC, Marcelo de Jesus explica que a Orquestra, formada por 12 músicos, foi montada especialmente para estes espetáculos e também para aproveitar a Temporada de Cruzeiros, em Manaus, oferecendo uma programação para os amazonenses e para os turistas que visitam a capital. O grupo é formado por músicos da Orquestra de Câmara do Amazonas e da Orquestra Amazonas Filarmônica.

Brincadeiras infantis – O Centro Cultural dos Povos da Amazônia (avenida Silves, nº 2.222, Distrito Industrial, zona sul) terá uma programação especial para as crianças nesta terça-feira (29/01) e quinta-feira (31/1), das 14h até 17h. A programação conta com atividades de desenho e pintura e brincadeiras populares, como “Cabo de Guerra”, “Amarelinha”, boliche, dentre outras. A entrada é gratuita, e a criança precisa estar acompanhada do pai ou responsável.

Serviço: Dia do Quadrinho Nacional

Data/Hora: 30 de janeiro, quarta-feira, das 19h às 21h

Local: Banca do Largo, Largo de São Sebastião

Entrada: Gratuita