CULTURADOAM

Pesquisar

Ex-alunos do Cetam participam de exposição virtual em homenagem ao Dia do Fotógrafo

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) inicia 2022 divulgando o resultado positivo de seus cursos. Neste sábado, 8 de janeiro, Dia Nacional do Fotógrafo, ex-alunos da instituição estarão apresentando suas fotos em uma exposição virtual que estará disponível a partir das 10h, em todas as redes sociais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

Trata-se da exposição “Fotogenes: Cores e Sabores da Amazônia”, uma mostra coletiva contendo 67 fotos, organizada pelas fotógrafas Adriana de Lima e Cláudia Higuchi. Dos 34 fotógrafos participantes, 26 são egressos do Cetam. Eles fizeram o curso de Fotografia na Unidade do Galileia, na Escola Padre Estélio Dalison e nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) Padre Pedro Vignola e Teonízia Lobo.

Adriana de Lima, que também é docente de Fotografia pelo Cetam, adianta que as imagens a serem vistas na mostra retratam a natureza da região, o dia a dia simples nas comunidades indígenas e em cidades ribeirinhas da Amazônia, contrastando com os cenários das grandes cidades, destacando a arquitetura do século XIX.

Leo Salles, 31, é um dos fotógrafos que tem fotos expostas na mostra coletiva. Ele foi aluno da Escola Padre Estelio Dalison e diz ter ficado extremamente satisfeito com o curso feito pelo Cetam. “Trabalho com fabricação de bolsas e as fotos ajudam a divulgar meus produtos”, diz Leo, ressaltando que ficou feliz com o convite para participar da exposição. “Vou conseguir mostrar o que aprendi, principalmente porque o tema – Cores e Sabores da Amazônia – tinha tudo a ver com o que eu gostava de fazer”, acrescentou.

Segundo o diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, é uma satisfação saber que a instituição está conseguindo alcançar aquilo a que se propõe: formar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Ele aproveita para parabenizar todos os fotógrafos pelo seu dia e dizer que este ano o Cetam continuará ofertando curso de Fotografia, sempre atento às novidades na área.

Entre os fotógrafos que fazem parte da amostra estão os ex-alunos do Cetam: Anny Passos, Claudiane Queiroz, Cleuton Mendonça, David Marujo, Dagoberto Júnior, Daniel Tapajós, Débora Fernandes, Fabíola Barreto, Francicley Menezes, Fredson Silva, Geissiara Moreira, Henrique Campelo, Joana Costa, Leo Salles, Lúcio Cunha, Marcos Coelho, Nisandra Lima, Nayla Marina, Patrick Holanda, Raiana Santos, Raycilene Coelho, Rose Medeiros, Sidney Quadros, Tiago Costa, Valéria Nakashima e Vanessa Brasil.

As fotos ficarão disponíveis no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter da Secretaria de Cultura Criativa.

Você pode gostar