CULTURADOAM

Pesquisar

Expedição Cultural inicia segunda fase pelo interior do Amazonas

Manuella Barros
Da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A segunda fase da terceira edição da “Expedição Cultural”, iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, segue até o dia 22 de novembro, com roteiro pelos municípios de Coari, Tefé, Alvarães, Uarini, Tabatinga e Benjamin Constant. O projeto faz parte do programa +Cultura, um pacote de ações voltadas à cultura e à economia criativa, anunciado pelo governador Wilson Lima.

De acordo com o secretário executivo da pasta, Candido Jeremias, o projeto busca apresentar alternativas de desenvolvimento cultural para cada localidade.

“A Expedição foi muito bem aceita pelos 14 municípios que já percorreu nessas três edições do projeto. É uma ação consolidada que tem o objetivo, além de garantir acesso às atividades artístico-culturais, de mostrar alternativas de desenvolvimento cultural em cada cidade”, destaca.

A programação desta segunda fase conta com os espetáculos “Ensaio Geral”, de Klindson Cruz; “Provérbios de Burro”, de Ítalo Rui; “Pai” e “da Silva”, do Ateliê 23. Tem ainda a exposição fotográfica coletiva “Olhares da Cena” e oficinas de Elaboração de Projetos Culturais, com Taciano Soares; Iniciação Teatral, com Klindson Cruz; Noções de Libras, com Marcelo Costa, além da exibição dos filmes “A Bela é Poc”, do Ateliê 23; “Terra Nova” e “Enterrado no Quintal”, da Artrupe.

Segundo o ator e diretor Taciano Soares, Coari abriu o roteiro da segunda etapa, com atividades na Escola Municipal Agenor Smith.

“A adesão dos alunos, com idade entre 12 e 16 anos, foi total, com a participação dos pais. Percebemos o interesse pela diversidade da nossa programação, eles foram atenciosos, foi bonito de ver”, afirma o artista.

Taciano explica que o projeto funciona como um intercâmbio entre os artistas de Manaus e os que compõem a cadeia produtiva da cultura no interior.

“Esses encontros são muito relevantes para pensarmos em territorialização e apresentar os nossos produtos a artistas, produtores, comunidade e manifestações culturais”, comenta o diretor. “Acredito nesses encontros como sementes que podem ser plantadas para reverberação futuras”.

Além de Taciano Soares, a equipe da segunda fase é composta por Ítalo Rui, Klindson Cruz e Marcelo Costa.

Você pode gostar