CULTURADOAM

Pesquisar

Exposição Comemorativa ‘CDA 25 anos: Um Balé para Cada Cinco’ celebra memórias e legado da dança contemporânea

Evento vai contar com acervo de roupas, cenários e vídeos clássicos do Corpo de Dança do Amazonas

Entre os dias 21 de março e 11 de abril, o Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ) sediará a exposição comemorativa:”CDA 25 anos: Um Balé para Cada Cinco”. O evento deve prestar homenagens aos 25 anos de história do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), celebrando a importância da trajetória do grupo para a região.

Contando com salas expositivas e interativas, a exposição vai se aprofundar em toda história do corpo de dança, saindo de suas primeiras produções e indo até as mais recentes. Além disso, o evento também oferecerá a oportunidade de o público conhecer um pouco do acervo de roupas,cenários e vídeos de apresentações clássicas do CDA que foram remasterizados e resgatados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Mário Nascimento, atual diretor do CDA e diretor artístico da exposição, destacou a importância de mostrar ao público o acervo e trechos de obras ao vivo como bens simbólicos. “São mais de 10 pequenos trechos de obras que constituíram o que se faz hoje. A programação tem horários diferentes, até 11 de abril”, ressaltou o diretor.

O diretor artístico também enfatizou a importância de respeitar e cuidar da história do CDA, destacando o forte papel da instituição em tornar possível o acesso à arte para um número maior de pessoas.

Wallace Eldon, produtor artístico da companhia e um dos curadores da exposição, compartilhou um pouco sobre a importância que o evento representa para artistas regionais: “A exposição de 25 anos do CDA é um resgate de memórias e a representação da companhia na região norte do Brasil, exportando a sua dança contemporânea para os outros estados e até outros países. Hoje a companhia se encontra como uma das maiores referências contemporâneas no Brasil e essa exposição é uma exposição comemorativa.”

As novidades não devem parar por aí e durante os dias 5,6 e 7 de abril o evento receberá performances artísticas que vão resgatar coreografias do antigo repertório da companhia.

As apresentações vão ocorrer em quatro sessões diárias (às 17h, 18h, 19h, 20h) e pretendem homenagear os mais de 10 coreógrafos que participaram e contribuíram com toda a jornada do corpo de dança. Eldon enfatiza as atrações do evento dizendo: “Além desse trabalho de pesquisa e de resgate de memória, de arquivos, tanto de imagens quanto de cenografia e figurinos, o próprio elenco do CDA também está fazendo um resgate de balés antigos.”

Toda programação é gratuita e será realizada no Palácio da Justiça. Todos estão convidados a participar desta celebração em homenagem aos 25 anos de trabalho e esforço do corpo de dança do Amazonas e prestigiar um pouco de sua dedicação à arte da dança. O CCPJ funciona de segunda a sábado, das 9h às 15h, exceto às terças-feiras.

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Você pode gostar