CULTURADOAM

Pesquisar

Exposição de artesanato japonês entra em circuito no Centro Cultural Palácio da Justiça, nesta quinta (17/02)

Mostra tem visitação gratuita, mediante agendamento no Portal da Cultura

O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz e o
cônsul-geral do Japão, Masahiro Ogino inauguram a exposição.
FOTO: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Objetos originais do artesanato de Tohoku, região da ilha Honshu, no Japão, estarão à mostra, a partir desta quinta-feira (17/02), no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro, zona sul da capital, como parte da exposição “A Beleza do Artesanato de Tohoku, Japão”. A exibição com 48 peças, que vão desde cerâmica à arte em metal, é uma realização do Consulado-Geral do Japão em Manaus e da Fundação Japão, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A visitação é gratuita, mediante agendamento no Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a mostra reforça os laços entre o Japão e o estado do Amazonas, que possui mil japoneses e cerca de 30 mil descendentes.

“O povo japonês tem uma relação direta com o povo amazonense, que vai além da cultura, e para a gente é muito importante entrarmos nesse circuito. Essa exposição itinerante vai ficar aqui duas semanas, então é a oportunidade de conhecermos um pouco mais da cultura, através de alguns artefatos que fazem parte dessa exposição. E a gente segue aqui essa orientação do governador Wilson Lima de estreitarmos, cada vez mais, laços com esse povo tão importante e que tanto auxilia o povo amazonense em diversos aspectos”, destacou Marcos Apolo.

O cônsul-geral do Japão, Masahiro Ogino, destaca que a exposição “A Beleza do Artesanato de Tohoku, Japão” foi organizada para marcar o 11º aniversário da catástrofe de Tohoku, atingida por um terremoto e um tsunami, em março de 2011.

“Tohoku está se recuperando e, naquele momento, o Brasil e também Manaus ajudaram os japoneses. Nunca esqueceremos essa ajuda. Para mostrar nosso agradecimento, e como agora estamos nos recuperando, queríamos organizar essa exposição. Tohoku possui uma rica cultura rodeada por montanha e mar, e temos atraído aproximadamente 50 peças, tais como cerâmica, tecelagem e artesanato em madeira e metal”, acrescentou Masahiro Ogino.

Homenagem – Durante o lançamento da mostra, na manhã desta quarta-feira (16/02), Masahiro Ogino entregou um Diploma de Honra ao Mérito ao secretário Marcos Apolo Muniz, em nome do Centro Cultural Palácio da Justiça. O certificado é uma forma de reconhecimento aos serviços e contribuição para o fomento das relações de amizade Japão-Brasil.

“O diploma é um registro justamente desse reconhecimento do povo amazonense, no respeito que nós temos para com o povo japonês. Então, eu queria aproveitar aqui a oportunidade e convidar a todos para conhecerem essa exposição”, disse o secretário, ao receber o diploma.

Sobre a mostra – A exposição “A Beleza do Artesanato de Tohoku, Japão” conta com 48 peças de diversos gêneros, como cerâmicas, arte em laca, tecelagem, arte em metal e artesanato em madeira e bambu. Além dos artesanatos tradicionais, dos utensílios e tecidos, a mostra apresenta obras criadas por artistas que, inspirados pela beleza do artesanato popular, refletem a cultura e o espírito de Tohoku.

FOTO: Lucas Silva/Secom

A exposição itinerante já passou pelas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e, após Manaus, segue para Belém e Recife.

Visitação – O Centro Cultural Palácio da Justiça funciona de quarta-feira a sábado, das 9h às 15h. A entrada é gratuita, mas é necessário agendamento no Portal da Cultura: www.cultura.am.gov.br.

Nos espaços administrados pela Secretaria de Cultura, o uso de máscaras e a apresentação da carteira de vacinação com o ciclo de imunização completo são obrigatórios. A exposição acontece até o dia 8 de março.

Você pode gostar