CULTURADOAM

Pesquisar

Exposição de bonecos japoneses se encerra no sábado (25/03)

Fruto da parceria entre o Governo do Amazonas e o Consulado Geral do Japão em Manaus, evento chega à última semana

A exposição “Ningyō: Arte e Beleza dos Bonecos Japoneses”, inaugurada no dia 1º de março, no Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ), avenida Eduardo Ribeiro, Centro, se encerra no próximo sábado (25/03), após 25 dias em exibição para os visitantes do espaço cultural. A visitação acontece de terça a sábado, das 9h às 17h, e ainda dá tempo de conferir.

Fruto da parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e o Consulado Geral do Japão em Manaus, a mostra chega a seus últimos dias tendo sido visitada por aproximadamente mil pessoas.

A exposição apresenta os diversos aspectos dos bonecos japoneses, uma parte indispensável da cultura do Japão há mais de 200 anos. Para isso, a mostra é dividida em quatro seções que representam os principais usos dos bonecos pelos japoneses: “Ningyō como forma de oração pelo crescimento das crianças”, “Ningyō como obra de arte”, “Ningyō como arte folclórica” e “Disseminação da cultura Ningyō”.

Itinerante, a exposição passou pelo Chile antes de chegar ao Brasil. Em território nacional, os bonecos já foram expostos em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. De Manaus, a exposição volta a São Paulo, de onde segue para Roma, na Itália.

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a exposição estreita as relações entre o Amazonas e Japão, um país de diversidade cultural ímpar, e permite que os amazonenses tenham acesso a outras manifestações de reconhecimento mundial.

“A importância do impacto dessa produção artística na vida cotidiana da população japonesa é imensa. Há uma ampla variedade de bonecos e, a partir de cada um, pode-se entender os principais tipos de cultura que existem envolvendo essa antiga tradição”, afirma o secretário.

O secretário executivo de Cultura, Cândido Jeremias, enfatiza a importância da parceria desenvolvida entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e o Consulado do Japão ao longo dos anos.

“É de extrema importância a cultura do Japão no nosso estado e na nossa cidade. Já temos muitas parcerias de sucesso nos últimos anos, inclusive já com frutos dessas parcerias”, declarou o secretário executivo.

Cândido Jeremias também destaca a popularidade da cultura japonesa entre os jovens. “Quando a gente traz eventos da cultura japonesa para os nossos espaços culturais é uma grande satisfação. Até porque os adolescentes e jovens da nossa cidade têm muita curiosidade em relação à cultura japonesa”, afirmou.

O cônsul-geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino, ressalta que o Governo do Amazonas sempre apoia as atividades culturais do consulado. “É um importante parceiro do Japão. Sem sua valiosa colaboração, não poderíamos realizar este evento. O formidável estado do Amazonas e a encantada cidade de Manaus têm relações muito estreitas com o Japão”, disse o cônsul, que enumerou alguns fatos que comprovam a proximidade.

“Esse estado tem uma comunidade nikkei (descendentes de japoneses) com uma história de cerca de 100 anos, contando com aproximadamente 30 mil descendentes de japoneses. Há mais de 40 empresas japonesas atuando na Zona Franca de Manaus. Além disso, pela iniciativa do Governo do Amazonas, Manaus é considerada a cidade mais ativa do Brasil para o ensino da língua japonesa”, disse o cônsul, ao elencar os motivos pelos quais a exposição desperta o interesse dos manauaras.

FOTOS: Marcio James / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Você pode gostar