CULTURADOAM

Pesquisar

Exposição leva para a França traços da Amazônia pelo olhar da arquitetura

Foto: Leonardo Finotti/Divulgação

Pela primeira vez, a Amazônia brasileira será exibida na Europa sob o olhar da arquitetura. De 19 de julho a 3 de agosto, o Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia (Nama), a Revista Amazônia Moderna e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizam a exposição “L’Amazonie en construction: l’architecture des fleuves volants”, na Maison du Brésil em Paris, em comemoração aos 60 anos deste icônico edifício de Le Corbusier. A entrada é gratuita e o evento tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

“Amazônia em Construção: A Arquitetura dos Rios Voadores” é dividida em Amazônia Fantástica e Amazônia Concreta. Apresenta o imaginário espetacular da paisagem e do território e a aproximação com a realidade urbana e as dificuldades de infraestrutura e urbanidade. Reúne obras reconhecidas pela sua qualidade arquitetônica e a possível contribuição ao fenômeno dos Rios Voadores. O “respiro das árvores amazônicas” emite uma enorme quantidade de vapor d’água para a atmosfera e leva nuvens de chuvas para regiões distantes da Amazônia.

A curadoria escolheu obras de Álvaro Vital Brazil, Aleph Zero, AMZ Arquitetos, Brasil Arquitetura, Cris Xavier, Diogo Lazari, João Castro Filho, Joaquim Guedes, José Afonso Portocarrero, José Bina Fonyat, Karina Vieralves, Laurent Troost, Lelé, Lucio Costa, Mario Emílio Ribeiro, Marcelo Rosenbaum, Mércia Parente, Oscar Niemeyer, Oswaldo Arthur Bratke, Patrícia O’Reilly, Paulo Antunes Ribeiro, Paulo Chaves, Roberto Burle Marx, Roberto Moita, Severiano Porto, Vicente Mas Gonzales e Vilanova Artigas. Estes trabalhos mostram diversas interpretações possíveis para a arquitetura e as cidades na Amazônia.

As fotografias são de Marcel Gautherot, Leonardo Finotti, Maíra Acayaba, Cristobal Palma, Hugo Segawa, Rogério Assis, Severiano Porto, Gonzalo Melgar, Luciano Spinelli, Daniel Ducci, Juscelino Simões, Jean Dallazen e Ruy Tone.

A exposição conta, ainda, com a exibição do filme “Cidade Ameríndia, Metrópole Neoindígena”, dirigido por Isa Ferraz Grinspum.

“Amazônia em Construção” apresenta um olhar para dentro, em busca do conhecimento de uma Amazônia desconhecida aos estrangeiros e aos próprios brasileiros.

Você pode gostar