CULTURADOAM

Pesquisar

Exposição ‘Sarana’, na Casa das Artes, dá início à Semana do Quadrinho Nacional em Manaus

Celebrando a quarta edição da Semana do Quadrinho Nacional em Manaus, a Casa das Artes, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, deu início, no sábado (29/01), à exposição Sarana, que pela primeira vez recebe obras de quatro artistas nacionais. A mostra é gratuita e segue até o dia 6 de março no espaço cultural.

A ação tem apoio do Governo do Amazonas e foi contemplada no edital do Prêmio Amazonas Criativo. A visitação estará aberta ao público na Casa das Artes de quarta a domingo, das 16h às 19h, com entrada controlada. Ao todo a exposição apresentará 31 obras, reunindo histórias em quadrinhos (HQs), além do lançamento de exemplares inéditos disponíveis para compra.

De acordo com o curador da exposição, Evaldo Vasconcelos, o retorno da exposição de forma presencial ocorre este ano depois de edições realizadas de forma on-line. Além da divulgação de artistas locais, Evaldo explica que a expansão do evento possibilitou que quadrinistas renomados de outros estados fossem convidados.

“O evento foi crescendo e nós expandimos o interesse dele. Hoje, além de ser um espaço para o artista local divulgar o trabalho, vender seu material, tentamos trazer artistas de fora para que tenha uma troca de conhecimento. A ideia do evento não é só trazer o artista de São Paulo, do Rio, para vender material na cidade, mas trazer conhecimento, interagir com o artista local, fortalecer o cenário e servir como ponte”, disse o curador.

Para a estudante Ana Beatriz Nascimento, 15, o evento é uma ótima oportunidade para conhecer mais a fundo este tipo de narrativa. “Gosto de quadrinhos, principalmente da DC, da Marvel, e acho incrível ver todas as exposições. Gostei muito de ver os quadrinhos e é um bom lugar para vir com a família, um lugar para passear que eu viria muitas vezes. Achei muito legal e criativo”, comentou.

A programação completa da Semana do Quadrinho Nacional em Manaus pode ser conferida no site do evento (www.semanadoquadrinhomao.com).

Obras – Na Casa das Artes, localizada no Largo São Sebastião, no Centro, os fãs das HQs poderão conhecer e adquirir obras dos ilustradores e quadrinistas Paulo Moreira, Gidalti Jr. e Wagner William, além de conferir a obra do artista Shiko, que assina o banner da Semana Nacional do Quadrinho em Manaus.

Nascido no Pará, o quadrinista Gidalti Jr. foi vencedor do Prêmio Jabuti, em 2017, na categoria História em Quadrinhos. Em Manaus, Gidalti traz a sua obra mais recente para exposição, intitulada “Brega Story”, que conta a trajetória de um artista de brega para alcançar o estrelato. Segundo ele, o evento também é uma oportunidade para que o público do Amazonas conheça o trabalho de outros artistas nortistas.

“Estou bastante feliz de estar aqui em Manaus, tendo em vista que o Norte é muito grande e, por vezes, a gente tem um pouco de dificuldade de circular na nossa própria região”, avaliou Gidalti Jr. “O evento é uma oportunidade de fazer chegar aqui uma obra que é o meu quadrinho Brega Story, que assim como Castanha do Pará, meu primeiro livro, é bastante referenciado no Norte do Brasil. Estar aqui é o momento de ver o leitor nortista que está fora de Belém e ver como essa obra é recebida aqui”, acrescentou.

O quadrinista e ilustrador Wagner Willian, do Rio Grande do Norte, escolheu a capital amazonense para o lançamento nacional da primeira edição do quadrinho “Todas as Pedras no Fundo do Rio”. Wagner avalia que o evento também dá a chance de ampliar a troca de informações e de técnicas.

“Manaus é um berço de uma cultura riquíssima e através da Casa das Artes a gente conseguiu estreitar esse laço, essa ponte tão imensa entre o Norte e o Sul do país. Eu trabalho e produzo no Sudeste e muita coisa fica no eixo São Paulo e Rio, e o Norte é riquíssimo. Acho que a gente tem que estreitar pontes a arte serve pra isso, somar mundos”, ressaltou Willian.

Você pode gostar