CULTURADOAM

Pesquisar

Exposição Virtual do Liceu Claudio Santoro aborda “Olhares em Quarentena”

Autorretratos, pessoas em isolamento, fotografias das rotinas e dos animais, reproduções dos animes favoritos são algumas das temáticas representadas na exposição virtual “Olhares em Quarentena”, com trabalhos de 106 alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. As pinturas e desenhos foram produzidos, em sua maioria, durante o período de isolamento social e podem ser visualizadas no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br/portal/exposicao-virtual/).

Administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Liceu Claudio Santoro tem unidades em Manaus, Parintins e Envira. Os trabalhos da exposição são de alunos dos núcleos de Artes Visuais e Audiovisual do Sambódromo e Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, em Manaus; e da unidade Parintins.

“São alunos de cursos para crianças de 7 a 12 anos e também cursos a partir de 13 anos e sem limite de idade, então, é uma exposição bem variada dos olhares desses alunos”, explica a coordenadora dos núcleos de Artes Visuais e Audiovisual, Juliana Mascarin. 

“O Liceu nunca parou suas atividades, nós desenvolvemos formas de continuar os exercícios com nossos alunos por meio de aplicativos e videochamada. Estes trabalhos são resultado disso e acabou sendo uma consequência natural termos a iniciativa dessa exposição para mostrar o que eles vêm fazendo durante esse tempo”, afirma.

Juliana ressalta que a maioria dos trabalhos é marcada pelo período de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, o que levou a uma ressignificação da rotina dos alunos. 

“Eles mostraram outros olhares para o seu cotidiano, para a questão da pandemia. As obras também têm um teor de autoconhecimento, um olhar para si, além de apresentarem referências das coisas que gostam, como seus desenhos preferidos e animais de estimação. A arte é fundamental durante estes tempos e essa exposição fica como um registro sobre esse período, sobre os sentimentos e ansiedades, sobre tudo que passou pela cabeça destes alunos expressados nestes trabalhos”. 

“Olhares em Quarentena” conta com 198 obras dos cursos de Desenho, Pintura, Arte para Crianças e Fotografia, e ficará disponível no Portal da Cultura por tempo indeterminado. “Esperamos, assim que tudo voltar ao normal, fazer esta exposição também de forma física no futuro”, declara Juliana Mascarin. 

Você pode gostar