Exposições gratuitas marcam abertura da programação da 5ª Semana do Livro e da Biblioteca 

A programação segue até o dia 25 de outubro com oficinas, contação de histórias, bate-papos e encontros com escritores 

Até o dia 25 de outubro, os espaços literários administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, recebem a 5ª Semana do Livro e da Biblioteca. A programação, que iniciou nesta terça-feira (21/10), conta com oficinas, contação de histórias, bate-papos, encontros com escritores e exposições.

O evento é coordenado pelo Departamento de Gestão de Bibliotecas, em parceria com o Departamento de Literatura, o Ateliê de Restauro e a Central de Arte e Educação.

Durante os quatro dias, a programação acontece na Biblioteca Pública do Amazonas, na Biblioteca Genesino Braga, no Memorial Samuel Benchimol, no Centro de Convivência Pedro Vignola e no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou.

Além disso, a programação também conta com a participação do programa Mania de Ler, coordenado pela Secretaria de Cultura, com ações no Instituto Irmãs Nossa Senhora do Carmo e na Escola Municipal Dona Maria Silva da Costa.

Abertura

Nesta terça-feira (21/10), a abertura da 5ª Semana do Livro e da Biblioteca contou com atividades lúdicas no Espaço Criança, localizado na Biblioteca Pública do Amazonas. As ações incluíram contação de histórias, oficina de pintura, montagem de paper toys e jogos educativos.

De acordo com o bibliotecário da Biblioteca Pública do Amazonas, Davi Carvalho, o evento tem como proposta valorizar o livro e as bibliotecas. “As bibliotecas são espaços fundamentais para a preservação, guarda e difusão do conhecimento. E o livro continua sendo uma fonte essencial de informação, leitura, cultura e lazer para a nossa população”, disse.

Exposições

Além das atividades literárias e lúdicas, a programação da 5ª Semana do Livro e da Biblioteca ainda conta quatro exposições gratuitas, divididas em três espaços literários administrados pela Secretaria de Cultura.

A Biblioteca Pública do Amazonas abriga duas exposições, que ficam expostas até o dia 25 de outubro, das 9h às 15h. Na sala de acervo, a exposição ‘Bibliotecas na Mídia’ reúne um compilado de notícias sobre 13 espaços de leitura e cultura do Amazonas, publicadas tanto na mídia impressa quanto digital. A proposta é destacar a contribuição dessas instituições para a formação de leitores, a preservação da memória cultural e a promoção do acesso ao conhecimento.

A segunda exposição é a mostra bibliográfica de quadrinhos raros da editora Brasil América (Ebal). Essa mostra reúne exemplares em comemoração dos 80 anos da editora, como a primeira aparição do Super Homem, quadrinhos sobre a história do Brasil e adaptações literárias.

“O intuito dessas exposições é divulgar os acervos que possuímos. Muitas vezes, eles ficam guardados nas estantes e, por receio, as pessoas evitam manuseá-los. No entanto, é fundamental que conheçam o conteúdo desses acervos. Conhecer esses acervos é uma forma de valorizar nossa história e entender os diversos temas abordados nessas obras”, comentou Davi Carvalho.

Exposição ‘Poesias Históricas do Amazonas’

No memorial Samuel Benchimol, localizado no Centro Cultural Povos da Amazônia, está a exposição ‘Poesias Históricas do Amazonas’, que reúne obras de seis autores amazonenses, compondo um mosaico da identidade literária da região. Com apoio da tecnologia, o visitante pode ouvir as declamações das poesias em português e inglês, ampliando o acesso à cultura local para turistas estrangeiros.

“Além de se emocionar com a história do professor Samuel Benchimol, que é belíssima e está retratada nesse espaço do memorial, o visitante também vai poder sentir a força e a beleza das poesias apresentadas na exposição. Pensamos nas declamações tanto em português quanto em inglês, para que turistas de outros países também possam se conectar com a nossa cultura”, explicou o bibliotecário do Centro de Documentação e Memória da Amazônia, Samuel Souza.

Bibliotecário do Centro de Documentação e Memória da Amazônia, Samuel Souza

A exposição permanece aberta até o dia 25 de outubro, das 9h às 15h, e estará novamente disponível nos dias 29 de outubro a 1º de novembro, no mesmo horário.

Exposição ‘Manaus Viva: Cultura, História e Culinária

Em homenagem ao aniversário de Manaus, a Biblioteca Genesino Braga, localizada na Escola de Educação Profissional e Tecnológica Aníbal Beça, apresenta a exposição “Manaus Viva: Cultura, História e Culinária”. A mostra tem como objetivo valorizar a identidade manauara e destacar o acervo da biblioteca, oferecendo ao visitante um mergulho na história, literatura e tradições locais. A exposição é gratuita e está aberta ao público até o dia 23 de outubro, das 9h às 16h.

De acordo com a bibliotecária Mônica Farah, a exposição foi montada a partir das obras que compõem o acervo da Biblioteca Genesino Braga e proporciona ao visitante um mergulho na cultura manauara, mostrando que dentro da biblioteca também é possível conhecer, viver e sentir a cidade.

“O objetivo foi retratar um pouco da história de Manaus em seus 356 anos, a partir de uma seleção cuidadosa de livros e materiais do nosso acervo. Montamos uma linha do tempo com a cronologia e os marcos históricos da cidade, destacando autores locais, pontos turísticos emblemáticos, como o Teatro Amazonas, o Mercado Adolpho Lisboa, os palácios, e também o artesanato, os frutos regionais e também a Zona Franca de Manaus”, comentou.

Programação

Quarta-feira (22/10) – Biblioteca Pública do Amazonas

Rua Barroso, 57 – Centro

Entre ler e aprender – atividades lúdicas no Espaço Criança.

9h – Contação de história “Dorotéia, a centopéia” (Equipe Biblioteca Emídio Vaz);

10h – Oficina de pintura e montagem em paper toys (Equipe Central de Arte e Educação);

13h às 15h – Jogos lúdicos.

Sala de Leitura do Centro de Convivência Magdalena Daou

Avenida Brasil, s/n – Santo Antônio

9h – Sarau Literário “Memórias e Palavras” – atividade voltada ao público idoso, com leitura de poesias clássicas e declamações autorais;

10h – Oficina de Construção do Livro de Memórias – cada participante registra lembranças em papel decorado que será encadernado e guardado na Sala de Leitura.

Instituto Irmãs Nossa Senhora do Carmo

Rua Dr. Pegoraro, 72 – Bairro Zumbi dos Palmares, Zona Leste.

Atividade: Biblioteca Volante e contação de histórias (Projeto Mania de Ler).

Quinta-feira (23/10) –  Biblioteca Pública do Amazonas

Rua Barroso, 57 – Centro

Entre ler e aprender – atividades lúdicas no Espaço Criança.

9h – Contação de história “Dorotéia, a centopéia” (Equipe Biblioteca Emídio Vaz);

10h – Oficina de pintura e montagem em paper toys (Equipe Central de Arte e Educação);

14h – Palestra “Conservação Preventiva de Documentos”, ministrada pelo Ateliê de Restauro da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Centro de Convivência Pedro Vignola

Rua Tupinambá, 119 – Cidade Nova

9h – Show de Palavras: contação de histórias com fantoches e recursos lúdicos;

10h – Oficina Meu Primeiro Livrinho: criação e ilustração de livros autorais pelas crianças.

Escola Municipal Dona Maria Silva da Costa

Comunidade Unidos do Km 26 – Município de Iranduba (Zona Rural).

9h às 12h – Biblioteca Volante e contação de história “Meu Amigo Livro” (Projeto Mania de Ler).

Sexta-feira (24/10) – Biblioteca Pública do Amazonas

Rua Barroso, 57 – Centro

9h às 12h – Bibliotour: conheça a biblioteca – visita guiada que apresenta a história e o acervo da instituição, conduzida por monitores caracterizados;

9h às 11h – Contação de história “Meu Amigo Livro” (Atividade Mania de Ler).

Sábado (25/10) – Projeto Sala de Leitura Compaixão

Comunidade Parque das Nações Indígenas – Rua Ximã Açu, s/n, Bairro Tarumã (Zona Oeste).

8h às 11h – Atividades variadas:

Biblioteca Volante e contação de história “Meu Amigo Livro” (Projeto Mania de Ler).

Troca de livros (Biblioteca Pública do Amazonas).

Biblioteca Pública do Amazonas

Encontro “Manaus em Memória: história, arquitetura e biblioteca” – bate-papos sobre o patrimônio cultural e arquitetônico da cidade.

14h – Arquitetura e a Biblioteca Pública do Amazonas como patrimônio histórico, com Otoni Mesquita;

15h30 – Biblioteca Pública e o patrimônio cultural, com Etelvina García.

GALERIA DE IMAGENS

Você pode gostar