CULTURADOAM

Pesquisar

Exposições para visitar no fim de semana

Mostras no Teatro Amazonas, Casa das Artes e Palácio da Justiça estão no roteiro
Foto: Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, listou algumas exposições para você conhecer neste fim de semana. Todas acontecem em espaços culturais no entorno do Largo de São Sebastião e têm entrada gratuita.

Destaca-se que o acesso aos espaços administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa só será permitido mediante a apresentação da carteira de vacinação contra Covid-19. O uso de máscara é obrigatório. E para alguns espaços é necessário fazer agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) ou site do Teatro (teatroamazonas.com.br). 

Para começar, vale a pena agendar uma visita ao Teatro Amazonas para conferir a mostra comemorativa aos 125 anos do patrimônio cultural, que traz uma linha do tempo e painéis informativos sobre a construção do Teatro. Entre os destaques da mostra, localizada no Salão Verde, estão plantas de construção, tecidos e objetos considerados relíquias.

Ainda na visita ao Teatro Amazonas, é possível conferir o Memorial “Eternamente Zezinho Corrêa”, inaugurado na última terça-feira (08/02), o qual conta a vida e obra do ícone amazonense em fatos, figurinos e imagens importantes da carreira do cantor. 

O acesso ao Teatro Amazonas é gratuito para amazonenses, crianças até 10 anos e pessoas com deficiência (PCDs), todos mediante comprovação. A visitação acontece de terça a sábado, das 9h às 15h. É necessário fazer agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) ou site do Teatro (teatroamazonas.com.br). 

Cúpulas – No Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro) tem a exposição “Cúpulas – Teatro Amazonas 125 anos”. A mostra é composta por produções de 38 artistas plásticos que, por meio de diversas técnicas, trazem suas concepções representando nuances inspiradas no principal elemento da arquitetura do Teatro Amazonas.

O escritor, dramaturgo e artista visual Sérgio Cardoso assina a seleção de obras dos artistas Afrânio Santos (BAKV), Alziney Pereira e Kemerson Freitas (Curumiz), Buy Chaves, Cristóvão Coutinho, Cinthia Louzada, Eliane Mezari, Eli Bacelar, Eliberto Barroncas, Francimar Barbosa, Gisele Riker, Fernando Jr., Homero Amazonas, Hebe Sol, Jair Jacqmont, Jandr Reis, Khetllen Costa, Levi Gama, Marcos de Paula, Mário de Paula, Marius Bell, Micael Santos, Monik Ventilari, Nelson Falcão, Noleto, Olvídia Dias, Otoni Mesquita, Priscila Pinto, Rakel Caminha, Rubens Belém, Samantha Karlia, Sebastião Alves, Sebastiaan Klink, Sergio Andrade, Selma Carvalho, Stephanie Belém, Suzana Pires e Zeca Nazaré.

O centro cultural funciona para visitação de quarta a sábado, das 9h às 15h. A visita é gratuita e também mediante agendamento em cultura.am.gov.br.

Casa das Artes – A Casa das Artes está com duas mostras em exposição: “Cheia das Artes”, que mostra a cheia histórica do rio Negro registrada em 2021; e “Sarana”, que faz parte da programação da quarta Semana de Quadrinho Nacional. 

“Cheia das Artes”, com curadoria de José Carlos Pinheiro, reúne obras em diferentes técnicas, estilos e linguagens visuais, como pintura, desenho, fotografia, grafite, arte digital, vídeo e poesia. Entre os artistas estão Alfredo Araújo, Eli Bacelar, Elizabeth Grubinger, Edson Queiroz, Francimar Barbosa, Francisco Barbosa, Fernando Júnior, Gisele Alfaia, Homero Amazonas, Hebe Sol, José Stênio, Mariana Rebouças, Nailson Novato, Raiz, Selma Carvalho, Sebastião Cândido e Zeca Nazaré, além de Clínio Roosevelt, de Tefé; Evanil Silva, de Parintins; e Téo Braga, de Itacoatiara.

“Sarana” conta com 31 obras, reunindo histórias em quadrinhos (HQs), além do lançamento de exemplares inéditos disponíveis para compra. Os fãs das HQs podem conhecer e adquirir obras dos ilustradores e quadrinistas Paulo Moreira, Gidalti Jr. e Wagner William, além de conferir a obra do artista Shiko, que assina o banner da Semana Nacional do Quadrinho em Manaus.

O espaço cultural funciona de quarta a domingo, das 16h às 19h. Não é necessário agendar, mas há controle de público. 

Você pode gostar