CULTURADOAM

Pesquisar

Fábrica do Papai Noel aposta em visitações com formato interativo e ambientes musicais

O Palácio da Justiça entra em clima de Natal para sediar a Fábrica do Papai Noel

A Fábrica do Papai Noel deste ano traz muito além de um conjunto cênico natalino, ampliando o espaço para música e encenações teatrais. A atração faz parte do conjunto de ações do Mundo Encantado do Natal, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Dando continuidade ao sucesso das três últimas edições, a fábrica ocupará o Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, Centro.

Na reta final para abertura do espaço, no dia 1º de dezembro, a produção investe na ambientação do prédio histórico que começa a ganhar cores e elementos temáticos. O encantamento do Natal, transmitido pela figura do Papai Noel, somado ao conceito artístico, são fatores essenciais para nortear a visitação, cujo fluxo foi desenhado pelo artista Roger Barbosa.

“A ideia é que as crianças e adultos entrem na fábrica e sintam-se realmente em um lugar mágico, onde os presentes são feitos a partir do pedido das crianças, com a chegada das cartas ao grande centro de distribuição e o Papai Noel sendo o mentor disso tudo”, revela.

Para esta edição, o público terá acesso aos criativos setores da fábrica, tais como, maquinário, criação, aprovação de projetos, recebimento das cartinhas até a distribuição dos presentes. Outra novidade é a recepção musical e composições exclusivas criadas para cada ambiente.

A interação será estimulada por meio de “pequenas missões” aos visitantes, que terão a oportunidade de atuar diretamente na linha de produção. “As crianças realmente vão se sentir como funcionários selecionados para ajudar na fabricação dos presentes. Eles vão receber coletes coloridos, simbolizando equipes e, durante o trajeto, terão missões que vão desde organizar os presentes por cores, levar um documento ao gabinete do Papai Noel, entre outras surpresas”, acrescenta Roger.

A Fábrica do Papai Noel é o resultado de um trabalho coletivo, que reúne artistas, produtores e trabalhadores da cultura, empenhados na construção de um cenário nostálgico, ressignificando o Natal.

O secretário de Cultura e Economia Criativa em exercício, Candido Jeremias, destaca que o conceito do espaço vai ao encontro da proposta da quarta edição do Mundo Encantado do Natal. “Vamos resgatar o Natal de outras épocas e inserir as crianças neste universo da troca de presentes, a presença do Papai Noel que transmite afeto, a união das famílias e todo encanto e a magia do Natal”, ressalta o secretário.

Para visitar e imergir no cenário fabril de Noel, é preciso ficar atento ao primeiro agendamento no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), que será no dia 28 de novembro, para vagas no período de 1º a 8 de dezembro. Para cada inscrição, o responsável poderá cadastrar até dois acompanhantes. A classificação é livre.

A Fábrica do Papai Noel é uma das ações do Mundo Encantado do Natal, que contempla atrações na capital e nos municípios. Candido Jeremias reforça a data de abertura dos eventos natalinos promovidos pelo estado.

“Convidamos a todos para esta grande celebração no Largo de São Sebastião, no dia 1º de dezembro, onde teremos o acendimento da Árvore de Natal, parada natalina, com o Papai Noel e personagens temáticos, ornamentação, Feira de Natal, exposição de presépios, atrações diversas, marcando o início de uma temporada que soma mais de 400 apresentações artísticas em todo estado”, reforça o secretário.

FOTOS: Secretaria de Cultura e Economia Criativa/David Martins

Você pode gostar