Desde 28 de novembro, a Feira Criativa está montada no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus, para a programação da campanha “O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria”, do Governo do Amazonas. São 20 expositores por semana que oferecem gastronomia, costura criativa, enfeites natalinos, artesanato, roupas, entre outros itens. Na primeira semana da feira, contabilizada até o domingo (05/12), foram R$ 37.400 em mais de 2.800 produtos vendidos.
A programação natalina é realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), TV Encontro das Águas e Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA).
“Esta ação do Governo do Amazonas é um exemplo claro de como a cultura move a roda da economia, proporcionando renda a uma variedade de trabalhadores que compõem a economia criativa. A feira é mais um dos atrativos do Largo, onde o público pode conferir produtos de qualidade para presentear a família”, declarou Marcos Apolo Muniz, secretário de Cultura e Economia Criativa.
Foto: Michael Dantas
Expositores como Dinorah Carvalho, da Naná Artesanatos, relatam aumentos significativos nas vendas. “Com certeza deu uma ‘turbinada’, não somente nas vendas, mas também para divulgar o nosso espaço físico, que fica na galeria do artesanato, na avenida Djalma Batista”, comentou.
“Tivemos aumento de vendas tanto físicas como on-line, por meio da nossa rede social (@nanaartesam). Acredito que na semana que ficamos, vendemos R$ 2 mil”, destaca Dinorah, que trabalha com cestarias indígenas, além de itens para cama, mesa e banho.
Jana Claudia, do ateliê Gicalaço, trabalha com costura criativa, como bolsas, e também produtos para a casa e cozinha, laços infantis e tiaras. Ela contou que a feira alavancou as vendas do negócio.
“É minha primeira vez em uma feira. O meu trabalho é feito em casa e, na pandemia, virou uma das principais fontes de renda da minha família. Mesmo quando não vende aqui, fazemos contatos e às vezes temos encomendas. Aumentamos nossas vendas em cerca de 80%”.
Já Isabel Mota, do ateliê da Bel, estimou que suas vendas aumentaram quase 100% na semana em que expôs na Feira Criativa. A empreendedora trabalha com reciclagem, costura criativa e arranjos natalinos.
“Foi ótimo ter participado da feira, vendi bastante, mais do que vendia em casa ou no shopping do artesanato. Com certeza vai ajudar muito neste fim de ano”.
A Feira Criativa fica localizada ao lado do Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião. São 20 expositores por semana, que irão totalizar 60 ao final da programação.
Programação natalina – Neste ano, a programação natalina do Governo do Amazonas abrange diversos espaços no Centro de Manaus, como o Largo de São Sebastião, com a famosa decoração e árvore de Natal; Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro), que abriga a Fábrica do Papai Noel; apresentações no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, Centro) e o espetáculo “Um presente para o Natal”, no Teatro Amazonas.
Para agendar vagas nos espetáculos da capital, o público pode acessar o Portal da Cultura (https://eventos.cultura.am.gov.br/). É obrigatório o uso de máscara nos locais e também a apresentação da carteira de vacinação com esquema vacinal completo contra a Covid-19.
Com o “Natal Itinerante”, a programação também está nos bairros de Manaus e em cinco cidades da região metropolitana, e também no interior, com o “Natal dos Municípios”. Os parques de Manaus e os Centros de Educação em Tempo Integral (Cetis) da cidade também estão sendo contemplados com diversas atrações.
A programação de “O Mundo Encantado do Natal – Onde a Magia é Feita de Alegria”, também está disponível nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).