Feira de Natal do Largo tem incremento de empreendedores e ampliação do período de funcionamento

A feira acontece de terça a domingo, das 17h às 22h, no Largo de São Sebastião

Sucesso de público e crítica, a Feira de Natal do Largo de São Sebastião, região central de Manaus, este ano teve um incremento em número de empreendedores atingidos e aumento do período de funcionamento. A informação é do diretor do departamento de Economia Criativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Turenko Beça.

“A feira está gerando muito emprego e renda, conforme orienta o governador Wilson Lima e o secretário Marcos Apolo”, diz. “É uma felicidade muito grande dizer que ano passado atendemos 98 empreendedores e que esse ano nós vamos atender 138, ou seja, nós estamos aumentando muito a nossa participação”, comemora Turenko, que também é coordenador da feira.

Ele estima que os empreendedores que participam da feira devem aumentar seus rendimentos, em comparação ao faturamento do ano passado. “Esperamos aumentar também o rendimento dos empreendedores durante o período da feira e também temos uma novidade: ano passado a feira foi até 23 de dezembro e esse ano ela vai até o dia 6 de janeiro”, anuncia.

Segundo o coordenador da Feira de Natal, o aumento no período de funcionamento é um teste para verificar se, mesmo após as festas de Natal e Réveillon, uns dias a mais garantem o incremento nos rendimentos dos empreendedores.

“Vamos fazer essa experiência para empreendedores e público. Para testar e ver se é efetivo para os empreendedores ganharem mais um pouquinho. Estão todos convidados à nossa Feira de Natal, de terça a domingo, aqui ao lado do Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião”, convida.

Diversificação

A Feira de Natal do Largo de São Sebastião envolve inúmeros empreendedores da área de gastronomia, artesanato, moda, além de alguns empreendimentos de bioeconomia.

A diversidade de opções agrada quem visita a feira. A bancária Selma Guedes aproveitou a visita à feira para degustar um prato de iguarias regionais. “Está muito gostoso. O bom é que, além de provar uma comida boa, a gente pode escolher presentes bem em conta para dar para parentes e amigos”, elogiou.

Camila de Souza, mais conhecida como Mila Saterê, tem uma barraca de artesanatos na feira. “Nós somos uma empresa familiar e produzimos tudo artesanalmente, à mão. É a nossa primeira vez aqui no Largo, vendendo os artesanatos do povo Ticuna, Marubo e Saterê”, afirma. “A gente tinha essa vontade de vir, esse planejamento de estar aqui. Porém, não tínhamos oportunidades. Agora abriu essa oportunidade e a gente veio e tá fazendo um bom proveito”, conclui Mila Satarê.

Empreendedora do ramo da gastronomia, a chef Cíntia Freitas levou seu “Cynthia Gourmet” a um dos estandes da Feira de Natal do Largo, também pela primeira vez. “Trabalho com gastronomia há mais de dez anos, mas aqui na Feira de Natal é a primeira vez”, afirmou.

A chef vende bolo de castanha, bolo de chocolate, chocotones recheados de brigadeiro, de leite ninho e também um prato de comidas típicas com o pirarucu à casaca, acompanhado de arroz e vatapá de camarão.

A empreendedora de gastronomia também se diz muito satisfeita em participar da feira. “Está sendo maravilhoso, Eu estou amando meu primeiro ano e espero participar todos os anos. E as pessoas estão gostando, elas provam o bolo, aí falam para um amigo, já trazem um amigo”, comemora.

Fotos: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa