Festival Amazonas de Dança apresenta palestras e oficinas no Palacete Provincial

Programação inicia neste domingo (27/08), com inscrições gratuitas pelo Instagram (@festivalamazonasdanca)

A partir deste domingo (27/08), o Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, no Centro, abre as portas para receber palestras e oficinas do 11º Festival Amazonas de Dança. As atividades seguem até o dia 2 de setembro, com inscrições gratuitas disponíveis pelo Instagram (@festivalamazonasdanca).

A programação conta ainda com diálogos com os grupos contemplados e vivências com os representantes da dança homenageados nesta edição do FAD.

Na segunda e terça-feira (28 e 29/08), tem diálogo com os contemplados das 13h às 14h e, na quarta (30/08), das 10h às 11h, uma oportunidade para troca de experiências entre os profissionais da dança.

As vivências iniciam com Miguel Maia, na segunda, das 10h às 12h, Dirley Duarte na terça, também das 10h às 12h, e Adalto Guilherme Xavier Gil na quarta, das 14h às 16h.

Palestras

Baldoino Leite traz o tema “Criação do Fórum de Dança” para este domingo, das 15h às 16h. O artista de cena é propositor de movimentos artísticos, políticos e educacionais nos eixos da arte e cultura, entre eles o Fórum de Dança do Estado do Amazonas e o Fórum de Dança de Parintins.

O palestrante integra a equipe da Central de Arte e Educação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e atua como supervisor artístico do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – Icbeu Manaus.

Na quarta-feira (30/08), das 13h às 14h, Leo Scantbelruy fala sobre “Arte, autonomia, transgressão”. O artista é gestor do espaço cultural Casa Passarinho. Com 15 anos de atuação em Artes Cênicas, ele tem, no repertório, obras como “Recolon”, “Leituras Antonellianas”, com textos de Márcia Antonelli; “Huma”, com texto e direção de Francisco Rider.

Elizete Tikuna vem na sexta-feira (1º/09), das 13h às 14h, com “Arte, corpo e performance artística indígena”. Mepaeruna, na língua de seu povo, a artesã, multiartista indígena, trabalha com produção de artesanato, moda indígena, desenha grafismos corporais e se destaca como cantora, grafiteira, dançarina e atriz.

Oficinas

As oficinas também começam na tarde deste domingo, das 13h às 15h, com “Sapateado com  Ângela Araújo”. Artista, coreógrafa, diretora do Studio de Dança Alca, Ângela Araújo trabalha com a diversidade de potências expressivas do universo artístico.

Na segunda-feira (28/08), das 14h às 16h, é a vez de Vitor Rebouças com “Produção de rua”. Ele é artista, produtor-técnico, montador de eventos e já desenvolveu batalhas como o “Mova-se na Rua”, além de ser o idealizador da “Só Vai 2×2 Batalhas de Danças Urbanas”.

Josimar Maciel comanda a terça-feira (29/08), das 14h às 16h, com “Dança Clássica para Corpos Contemporâneos”. Formado pela Royal Academy of Dance, ele é professor de dança na Escola de Ballet Josimar Maciel e bailarino da Escola de Ballet Álvaro Gonçalves.

Suzana Cláudia vem com a oficina “Danças populares nacionais: maracatu e instrumentos musicais” na quinta-feira (31/08), das 13h às 15h. Produtora cultural, cantora e batuqueira, a artista atua desde 1989 em grupos de culturais de valorização afro-brasileira, entre eles Grupo Cultural Malungo Mulher Manaus e Maracatu Eco da Sapopema.

Sexta-feira (1º/09) tem oficina em dose dupla. Pela manhã, das 10h às 12h, Juca Di Souza traz o tema “Cenografia e dramaturgia para Dança”. Ator, diretor e cenógrafo, ele iniciou a carreira em São Paulo, em 2005, e reside em Manaus há 15 anos, com atuação nos principais grupos de teatro e desenvolvendo a pesquisa na área de cenografia teatral.

Das 14h às 16h, tem “Processo de criação do artista autônomo”, com Francis Baiardi, multiartista amazônida, pesquisadora autônoma do corpo, professora acadêmica, gestora, produtora cultural e diretora da Contem Dança Cia.

No sábado (02/09), das 13h às 15h, a Artigo 5 Cia de Dança comanda a oficina “Danças Urbanas”. Criada em 2018, a companhia visa valorizar a fundamentação teórica no desenvolvimento prático dos cinco principais estilos das Street Dance: popping, locking, breaking, house dance e Hip Hop Dance.

O Festival Amazonas de Dança é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com coprodução do Fórum Permanente de Dança do Amazonas (FPDAM).

A Comissão Organizadora da 11ª edição conta com Thays Auzier, Rosana Brito, Suelen Siqueira, Magno Fre’sil e Drika Oliveira, além de Denis Carvalho como representante da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Renata Correia pela AADC.

FOTO: Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa