CULTURADOAM

Pesquisar

Festival Amazonas de Ópera disponibiliza áudios de apresentações ao vivo no SoundCloud e Youtube

O ouvinte de ópera e também aqueles que desejam conhecer mais do gênero agora podem ouvir apresentações do Festival Amazonas de Ópera gravadas ao vivo. Nesta quarta-feira (08/04), a produção do FAO inaugurou canais no SoundCloud e Youtube com duas obras para o público. O conteúdo também pode ser encontrado no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), por meio da aba “Cultura Sem Sair de Casa”, e no site do FAO (fao.teatroamazonas.com.br).

“Este conteúdo é importante não só pela iniciativa, mas também por atender a um público que já se preparava para prestigiar o 23º FAO este ano, mas que foi adiado devido ao novo coronavírus. O importante é cuidar das pessoas e agora esta é mais uma opção para que elas prestigiem o evento dentro de suas casas”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

As óperas escolhidas para estrear os canais foram as versões de “Otello”, uma do compositor Giuseppe Verdi e outra de Gioacchino Rossini, apresentadas na 10ª edição do FAO. De acordo com a produtora executiva do festival, Flávia Furtado, o projeto para lançar o conteúdo já estava em planejamento, porém, com a suspensão dos eventos culturais e ensaios em precaução a Covid-19, surgiu a oportunidade de retomar o processo com o tempo necessário.

“Temos gravações de áudio do festival desde a nona edição, quando fizemos o ‘Anel do Nibelungo’, feitas pelo Igor Jouk, que é músico da Amazonas Filarmônica. Com o tempo, pudemos investir mais em equipamentos de gravação que possibilitaram mais qualidade. Sempre foi uma ideia divulgarmos esse conteúdo digital, porém, os maestros ainda não tinham tido o tempo necessário para avaliar estes arquivos, pois são muitos e requerem tempo para análise”, explica.

“Agora, eles estão conseguindo ouvir as gravações e selecionar as melhores para o público, que poderá prestigiar a eletricidade de uma performance ao vivo do FAO em diversas plataformas, seja no site, Youtube ou Soundcloud”.

Canal do FAO no Youtube

As óperas em forma digital também serão enviadas para a Ópera Latinoamérica (OLA), organização sem fins lucrativos que agrupa teatros de ópera. “A OLA fez um acordo com os todos os teatros membros para que enviassem os conteúdos digitais, e eles divulgarão nossos concertos nos canais deles também”, ressalta Flávia Furtado.

O maestro Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico do FAO e regente titular da Amazonas Filarmônica, explica que a escolha das obras é referente ao marco do evento ter apresentando as versões de “Otello” de Verdi e Rossini em uma mesma edição. 

“Estou fazendo a seleção das obras e, ouvindo com calma estas óperas, percebi que seria válido começar por elas. O ‘Otello’ de Verdi é montado com mais frequência, porém o de Rossini é raríssimo, e por isso tivemos a ideia de apresentá-los juntos no FAO”, comenta Malheiro. “Esta iniciativa será um outro meio do público conhecer o trabalho de mais de 20 anos deste festival, que é sucesso de crítica na América Latina. Em breve já estaremos disponibilizando mais obras nos canais digitais”, afirma. 

O FAO está no Youtube com o canal “Festival Amazonas de Ópera FAO”, e no SoundCloud como “Festival Amazonas de Ópera”.

Você pode gostar